ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça os vencedores do concurso Expocaccer

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/10/2018

3 MIN DE LEITURA

1
0

O anúncio dos vencedores da 2ª Edição do Concurso da Expocaccer aconteceu no começo do mês. Foram 196 amostras inscritas e 20 selecionadas para a final em cada categoria (cereja descascado e natural).

Segundo Marcilésia Oliveira, uma das QGraders que realizou a análise sensorial, a complexidade dos cafés foi altíssima. “Tivemos cafés com perfis que se assemelham a outras origens, como Ásia, África e América Central, mostrando que os produtores da Expocaccer estão empenhados em produzir cafés excepcionais”, afirma.

Categoria Cereja Descascado
A família campeã foi a Guimarães Agropecuária, a mesma que ganhou no ano passado. O café ganhou nota de 89,90 pontos e é produzido na Fazenda Lavrinha, em Serra do Salitre.

“Para nossa família é um momento de muita alegria porque a Expocaccer para mim é a cooperativa mais representativa do Brasil, não é a maior, mas é a que mais gera qualidade e valor no meio de tantos bons produtores. Ser o primeiro colocado na categoria Cereja Descascado é um momento muito gratificante e muito feliz, ainda mais porque no ano passado ficamos com a primeira classificação na categoria Natural, isso mostra que nossa equipe está fazendo um belíssimo trabalho”, comemora Francisco Guimarães.

A segunda posição ficou com o cooperado Eduardo Pinheiro Campos, com uma nota de 89,50 pontos. O terceiro lugar foi para Rafael Ribeiro Vinhal, com uma nota de 89,05 pontos.

Categoria Natural
O café vencedor pontuou 90,55 e é da Fazenda Rio Brilhante, na região de Coromandel. Fernando Urban, grande vencedor, discursou emocionado e falou sobre o trabalho do time, que, segundo ele, é mais do que uma equipe, pois cada um tem seu papel fundamental e determinante no alcance de resultados expressivos e especiais como este. “Pra alcançar uma pontuação desta tem que ser feito um trabalho muito minucioso desde a seleção da muda até o plantio, bem como todo o trabalho que é feito na lavoura”, declarou o campeão.

O segundo colocado, da Fazenda Dona Neném, pontuou 90,10. O terceiro lugar foi para os cooperados João Batista e Baltazar Boaventura, com 89,95 pontos.

Para o presidente da Expocaccer, Ricardo Bartholo, os cafés eram excepcionais. “Basta analisar as notas do ano passado para este, cresceram todas e isso demonstra a dedicação dos produtores. Conforme dito pela Marcilésia, a escolha é realmente difícil e notamos isso porque a diferença de uma colocação para outra está em décimos. Ficamos muito satisfeitos porque o cooperado e o seu produto são a razão do nosso negócio. A Expocaccer divulga, vende e vive qualidade, e o esforço do produtor pela qualidade é tudo que a gente quer”, completa.

Leilão dos cafés finalistas: o ponto alto da iniciativa
No dia do anúncio dos campeões ocorreu o leilão dos cinco cafés melhores classificados no concurso. Para preparar os compradores que comparecerem na Expocaccer e apresentar aqueles cafés que se destacaram mais pelos atributos sensoriais, foi realizada uma sessão de cupping no período da manhã. Durante a tarde, reunidos no auditório da Expocaccer, 13 compradores nacionais e internacionais deram seus lances para os cafés, cuja média de venda atingiu R$ 2.955,10, sendo o café mais caro arrematado por R$ 4.400,00 (saca de 60 kg).

Sandra Moraes, trader e idealizadora do Concurso, comemora o sucesso da iniciativa, uma vez que os valores de arremate dos cafés superaram os valores da primeira edição. “O alto nível das amostras inscritas representam todo o potencial dos cooperados da Expocaccer, o comprometimento deles em produzir cafés especiais e nosso trabalho conjunto, orientando, instruindo, provando seus cafés, buscando os melhores mercados para agregação de valor. Este alto nível nos surpreendeu de tal maneira que a Expocaccer adquiriu, a preços maiores do que o do mercado, os demais cafés dos finalistas, além destes cinco primeiros lugares, ou seja, os 15 finalistas de cada categoria também serão beneficiados tendo seus cafés comprados pela cooperativa com preços mais valorizados. Esta é uma forma de agradecer aos cooperados que acreditam em nosso trabalho e reafirmar nossa parceria”, celebra.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSIAS ANDRADE GONCALVES

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/10/2018

Muito bom iniciativa de voces

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures