ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Conheça campeões da 2ª edição do Golden Cup

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/12/2018

0
0

Na última sexta-feira (30) ocorreu a premiação da 2ª edição do Golden Cup, no Centro de Integração Universitária (Ciuni/UFLA). A ideia foi premiar cinco cafés especiais produzidos por familiares de alunos da Agência de Inovação do Café (Inovacafé) da Universidade de Lavras (UFLA).

O concurso de qualidade foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) e pelo Núcleo de Estudos em Pós-Colheita do Café (Pós Café). Segundo os organizadores, a proposta reforça a busca pelo melhoramento contínuo da qualidade do café, por meio do treinamento dos filhos de cafeicultores – intermediários no processo de difusão de conhecimentos e tecnologias obtidos junto à universidade.

O evento contou com o patrocínio da Flor de Café – Associação de Cafeicultores da Região de Nepomuceno e apoio do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD), Cooperativa dos Produtos de Cafés Especiais de Santo Antônio do Amparo (Sancoffee) e Núcleo de Estudos em Pesquisa Avícola (Nepavi).

“Nosso objetivo é externar o que aprendemos na academia, levando até as propriedades rurais. Estamos nos capacitando para poder contribuir com a cadeia produtiva do café e para a agregação de valor”, contou o coordenador geral do Necaf, Vinícius de Carvalho Leite. Na sequência, o coordenador geral do Pós Café, o acadêmico Ivan Oliveira de Souza, mencionou as várias etapas do concurso. “Nossos agradecimentos a todos os envolvidos, que nos auxiliaram desde a inscrição e coleta de amostras, passando pela classificação física e torra, até a análise sensorial”, finalizou.

Premiações
As amostras vencedoras foram premiadas em duas modalidades: cafés naturais e cafés descascados. Confira os ganhadores:

Cafés Naturais
1º lugar
– Discente de Graduação em Agronomia da cidade de Andradas/MG, Karolaine de Cássia Roteli e família. Características do café: sabor e aroma com notas de mel, rapadura, chocolate ao leite, caramelo e frutas amarelas. Doçura alta e equilibrada com a acidez, corpo denso e finalização longa e doce, com notas frutadas e de flores, atingindo 85,3 pontos.

2º lugar – Discente de Graduação em Engenharia Agrícola da cidade de Cristina/MG, Lucas Pereira Bustamante Abreu e família. Características do café: sabor e aroma predominantes de caramelo, mel, rapadura e frutas amarelas. Média acidez, corpo médio e finalização média e doce, atingindo 83,3 pontos.

3º lugar – Discente de Graduação em Agronomia da cidade de Candeias/MG, Jéssica Cassiano Trindade e família. Características do café: sabor e aroma com notas de caramelo, açúcar mascavo e frutadas. Baixa acidez, corpo e doçura médios e finalização média com toque de melaço, atingindo 81,7 pontos.

Cafés Descascados
1º lugar
– Discente de Graduação em Engenharia Agrícola da cidade de Cristina/MG, Lucas Pereira Bustamante Abreu e família. Características do café: sabor e aroma complexos, predominando notas de frutas amarelas, frutas tropicais, maracujá, açúcar mascavo, caramelo e mel. Acidez alta e cítrica, corpo denso e finalização longa, doce e prazerosa, atingindo 86,7 pontos.

2º lugar – Discente de Graduação em Engenharia Agrícola da cidade de Guaxupé/MG, Cristiano Ribeiro do Vale Pasqua e família. Características do café: sabor e aroma com notas de caramelo, mel e frutas amarelas. Acidez baixa, corpo e doçura médios e finalização média agradável, atingindo 81,4 pontos.

A Casa do Frade – cafeteria sediada em Lavras – anunciou que em breve servirá o café campeão da categoria Descascados.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.