FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Conab aponta queda de 20% na produção do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/12/2019

0
0

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 4º Levantamento de Café de 2019 e aponta que a safra brasileira de café para este ano será de cerca de 49,31 milhões de sacas de 60 quilos, uma queda de 20% quando comparado com o ano passado.

A redução deve-se principalmente pela influência da bienalidade negativa do café arábica somada à diminuição da área destinada à produção. A produtividade média é de 27,2 sacas/hectares, 17,8% menor do que 2018. Mudanças climáticas ocorridas em regiões de maior produção também prejudicaram o desenvolvimento das culturas.

A área total cultivada chegou a 2,13 milhões de hectares. Em comparação à última safra, houve redução de área tanto para a espécie arábica quanto para o canéfora (conilon), em um total de 1,2%. Atualmente, cerca de 85% do café encontra-se em produção e 15% em formação.

Com relação à espécie arábica, a produção prevista é de 34,3 milhões de sacas, com uma redução de 27,8%. Já o canéfora alcançou 15 milhões de sacas colhidas, com um aumento de 5,9% em relação a 2018. A área do arábica soma 1,73 milhão de hectares, com uma queda de 0,9%, e a do conilon ocupa 398,8 mil hectares, redução de 2,5%. A maior parte da área é ocupada pela espécie arábica, com 81% do espaço total.

Minas Gerais é o estado que concentra a maior produção do café arábica. Houve diminuição de área nas principais regiões produtoras, como sul, centro-oeste, cerrado, zona da mata e norte do estado. A produção também recuou, chegando a 24,55 milhões de sacas. No Espírito Santo, maior produtor do canéfora, ocorreu queda que chegou a 13,5 milhões de sacas e uma produtividade média de 34,27 sacas/hectares.

O efeito da bienalidade negativa afetou inclusive outros estados produtores. Em São Paulo, com predominância do arábica, a produção deve ficar em 4,34 milhões de sacas; Bahia (3 milhões); Rondônia, com destaque para canéfora (2,2 milhões); Paraná (953 mil), Goiás (249 mil); Rio de Janeiro (245 mil); e Mato Grosso (121,4 mil).

Confira o estudo clicando aqui

As informações são da Conab.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.