ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia publica plano de melhoria da cafeicultura e US$ 9 milhões em fundos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/11/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

O governo federal colombiano assinou em ação o Conpes 4052, um roteiro de nove anos para a melhoria do setor cafeeiro colombiano com 34.531 milhões de pesos colombianos (aproximadamente US$ 9,1 milhões, até o momento desta redação) em fundos designados.

O acordo histórico para o setor cafeeiro colombiano foi criado pelo Conselho Nacional Colombiano de Política Econômica e Social (Conpes), em colaboração com a Federação Colombiana de Cafeicultores (FNC) e várias outras agências federais, incluindo os ministérios da agricultura, transporte e turismo.

O roteiro de 73 páginas descreve a posição de destaque da Colômbia como o terceiro maior produtor de café do mundo (atrás do Brasil e do Vietnã), o segundo maior produtor de arábica (atrás do Brasil) e o maior produtor global de arábica lavado.

O café fornece a principal fonte de renda para mais de 540 mil famílias na Colômbia, com 96,5% dos produtores sendo pequenos agricultores com cinco hectares ou menos, de acordo com as últimas estatísticas da FNC. Dado o valor econômico e social do café para a Colômbia e seu povo, o café é o único setor agrícola do país com um roteiro do Conpes.

O documento constitui uma política formal financiada pelo governo destinada a apoiar o crescimento econômico, social e sustentável do setor cafeeiro do país e de seus produtores, apesar de desafios como as condições voláteis do mercado global e as mudanças climáticas. Por meio do financiamento direcionado, o plano visa reduzir a dependência futura de redes de segurança econômica ou financiamento de emergência.

O roteiro do Conpes, que vai até 2030 e segue um documento publicado pela primeira vez em 2014, identifica quatro grandes objetivos estratégicos vinculados a 11 cursos de ação específicos, cada um com prazos e órgãos implementadores específicos.

Em geral, os objetivos são: 1) aumentar a produtividade do café por meio de estratégias de redução de custos, infraestrutura de processamento pós-colheita melhorada, renovação da fazenda de café e melhor gestão da água e sombra; 2) estabilizar a renda dos agricultores por meio de ferramentas de gestão de risco e economia; 3) melhoria da comercialização do café verde para promover a qualidade e capturar mais valor entre os produtores e no mercado interno; e 4) fortalecer as cadeias de abastecimento de café por meio de transporte e exportação aprimorados, além de maior digitalização.

As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures