ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia inicia projeto de envio de café por trem ao Porto de Santa Marta

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/11/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Em trabalho articulado com a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC), na quarta-feira (21), mais de quatro mil sacas de café foram enviadas por ferrovia para o Santa Marta, projeto que visa reduzir os custos de transporte de grãos e outros produtos de exportação do país.

Liderado pelo Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Infraestrutura (ANI), Associação dos Exportadores de Café (Asoexport), Analdex, FNC e a Sociedade Portuária de Santa Marta (SMITCO), esse primeiro embarque de café para o porto, busca revitalizar a ferrovia como meio de transporte, vinculou outras empresas do setor cafeeiro: Carcafé, Cooperativa de Andes, Engelhart, Expocafé, Louis Dreyfus, Olam e Racafé.

"Estamos muito satisfeitos em participar deste projeto, que, com certeza, melhora a competitividade do setor cafeeiro e de outros produtos de exportação. No caso do café, estamos falando de uma redução entre 15 e 20% nos custos de transporte", disse Roberto Vélez Vallejo, gerente geral da FNC.

A instituição espera a consolidação do esquema para os escritórios de café em La Dorada para fazer o mesmo com outros destinos, como o uso da ferrovia de Santander a Santa Marta. O setor cafeeiro aguarda o que pode acontecer com o transporte ao longo do rio Magdalena.

Os quatro mil sacos de café de Antioquia, Quindío, Risaralda, Cundinamarca, Tolima, chegarão em La Dorada, Caldas, onde iniciarão sua viagem de 766 km de trem para Santa Marta, onde o grão será finalmente exportado para os principais mercados da Europa e Estados Unidos.

O governo nacional, que pretende aperfeiçoar aspectos logísticos e comerciais para iniciar uma operação permanente de exportação de café de trem a partir de 2019, esclarece que com o uso da ferrovia, mais que uma substituição, busca complementar a operação dos caminhões e  torná-los mais eficiente através da implementação de viagens mais curtas e mais frequentes, que contribuem, por sua vez, para aumentar a qualidade de vida dos transportadores e da população, reduzindo o fluxo de cargas pesadas em algumas áreas do país.

Também convida todos os setores produtivos a se unirem a essa iniciativa para mobilizar produtos de exportação e importação, fazendo uso de opções de transporte multimodal.

As informações são da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures