ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita do café canéfora ganha forças nas lavouras brasileiras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/05/2021

1 MIN DE LEITURA

1
0

A colheita brasileira começa a ter um ritmo maior com os trabalhos nas lavouras de café canéfora (conilon e robusta). Os produtores estão com a expectativa de uma safra maior e de melhor qualidade.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a produção nacional da espécie pode crescer até 16% este ano, enquanto que a de café arábica poderá apresentar redução de quase 40% na visão mais pessimista, o que tem dado suporte aos preços globais e no maior produtor e exportador global da commodity.

Cafeicultores de Espírito Santo e de Rondônia, os estados que mais produzem canéfora no País, colheram cerca de 15% das áreas, com os capixabas em ritmo mais lento do que no ano passado, quando a colheita foi menor.

“A safra corre bem e os cafeicultores estão animados em relação ao preço. A gente sabe que oscila muito, mas de forma geral tem um bom prognóstico”, explicou o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves.

O canéfora (conilon) do Espírito Santo está cotado a aproximadamente 465 reais por saca, com alta de 32% ante a mesma época do ano passado, a caminho dos maiores valores em termos nominais da história, que atingiram patamares acima de 500 reais pela última vez em 2017, segundo dados do Cepea/Esalq.

“Estamos esperando uma safra em torno de 15% maior que a do ano passado. Seria uma safra igual a 2019. Safra boa e preços bons, isso ajuda, com certeza”, disse Edimilson Calegari, gerente corporativo de mercado da Cooabriel, cooperativa com atuação no Espírito Santo e na Bahia.

A safra do Espírito Santo poderá crescer quase 23%, considerando a melhor estimativa da Conab, chegando a 11,3 milhões de toneladas, trazendo algum alívio para o mercado que verá um ano de baixa do ciclo do arábica.

As informações são da Reuters (por Roberto Samora).

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ERIVEUTON

SÃO GABRIEL DA PALHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/05/2021

Papo pra boi dormir .Este ano aqui no noroeste capixaba ,vai ser 50% da safra passada ! Sou produtor e estou colhendo meu café .nos somos da roça mas nao somos bobo mais nao ! Chega de ser passado para tras .quem quiser cafe barato (que plante )

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures