Por Thais Fernandes
A cafeicultura paranaense está em 53% de área colhida até o dia 27 de junho, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao Governo do Paraná.
Segundo o informativo, 75% da área de lavouras da cultura está em condições consideradas boas, 16% tem condições médias e apenas 9% são consideradas ruins. Restam apenas 7% da produção cafeeira em fase frutificação, os outros 93% já são avaliados em fase de maturação.
Apesar do levantamento do Deral apontar que a área plantada na safra 2016 cresceu em 9% em relação a 2015, outros dados apontam queda. A expectativa é de que a produção deste ano seja 15% menor do que na safra 2015, e perca até 22% em rendimento.
Em 2015 o Paraná registrava expectativa de crescimento de até 104%, em decorrência de se recuperar da geada de 2013. “(Em 2014) havia muitas lavouras em processo de poda e mesmo áreas consideradas em formação, este ano elas já estão produtivas”, explicou Kleber Geraldo Vieira, engenheiro agrônomo na Unidade Regional de Cornélio Procópio e coordenador regional de café da Emater – PR, ao CaféPoint.
Colheita da safra 2016 atinge 53% da área cafeeira do Paraná
Segundo o Deral, 75% da área de lavouras da cultura está em condições consideradas boas.
Publicado por: Equipe CaféPoint
Publicado em:
Material escrito por:
Equipe CaféPoint
Acessar todos os materiais