ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Paraná se recupera de geada de 2013 e aponta crescimento de 104%

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 15/06/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
 Por Thais Fernandes

Em 2015 a produção de café do Paraná deve mais do que dobrar, em relação ao ano anterior. Os dados do Departamento de Economia Rural (Deral) indicam que, para a safra que está sendo colhida agora, sejam produzidas 68.895 toneladas de café, enquanto em 2014 este número foi de 33.752 toneladas. O incremento resulta, portanto, em aumento de nada menos do que 104%.

Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora


De acordo com Kleber Geraldo Vieira, engenheiro agrônomo na Unidade Regional de Cornélio Procópio e coordenador regional de café da Emater – PR, o crescimento é, na verdade, uma recuperação. “Esse aumento se deve principalmente a melhora no clima. Em 2013 tivemos um problema muito sério com relação à geada. Agora, em 2014 a lavoura pôde se recuperar e voltar a produzir bem”, apontou ele, que lembrou, também, da assistência técnica que os produtores vêm recebendo para melhora da qualidade.

Área e produtividade
Na área produtiva, houve aumento de 33%, com 44.540 ha em 2015, frente a 33.499 calculada em 2014. “No ano passado havia muitas lavouras em processo de poda e mesmo áreas consideradas em formação, este ano elas já estão produtivas”, explica Kleber.

Por fim, o Deral aponta que a produtividade no Estado também se elevou, passando de 1.008 (kg/ha), em 2014, para 1.547 (kg/ha), em 2015. Um incremento de 54% ao longo de um ano.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 16/06/2015

É o resultado de todas as variáveis favoráveis. Qualquer atividade tem seus altos e baixos, devemos pensar nos momentos críticos quando tivermos em alta e vice e versa. Estocar valores e produtos, adquirir quando os mesmos tiverem preços com menor demanda, fazer seguro de sua lavoura frente as intempéries, investir em longo prazo e tratar a atividade com fundamento econômico para se ganhar dinheiro sem emoções ou poesias são as exigências da atividade. O grande problema do café é o apoio do governo ao produto e seu respaldo junto aos mercados nacionais e internacionais. Precisamos de voz mais ativa nas assembleias estaduais e no congresso. Todo o brasileiro toma café mas poucos defendem a produção e o mercado.  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures