O Deral indica que serão colhidas apenas 32.563 toneladas em 2014 (543 mil sacas de 60 quilos), com queda de 67 por cento em comparação à safra anterior, em uma área de 34.335 hectares (recuo de 47 por cento). A produtividade dos cafezais também será menor, com previsão de 948 quilos de café por hectare cultivado, 38 por cento a menos que em 2013 (1.531 quilos por hectare).
Foto: Érico Hiller/ Café Editora
As condições são consideradas boas para apenas 43 por cento das lavouras de café do Paraná. O estado é classificado como médio para 42 por cento delas, e as demais 15 por cento são consideradas como ruins. Já há um índice de 48 por cento de frutos em maturação, prontos para a colheita, enquanto 52 por cento ainda está em frutificação.
As geadas do ano passado e ainda a estiagem do último verão reduziram a produtividade dos cafezais paranaenses, também com muitas lavouras sendo podadas e erradicadas.
O Deral acompanha também a comercialização da safra 2014 de café. O índice de produção já comercializada alcança três por cento até 06 de maio.
As informações são da Agência Safras