ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cocatrel recebe registro da marca da Expocafé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última quarta-feira (13), a Agência de Inovação do Café (InovaCafé), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi sede da consolidação de duas importantes iniciativas envolvendo o agronegócio café.

O InovaHub, espaço colaborativo para o desenvolvimento de startups, contou com 70 pessoas que participaram do lançamento oficial do programa de pré-aceleração Avança Café e do registro da cessão da marca Expocafé, de propriedade da UFLA, à Cooperativa dos Produtores de Café da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel).

A maior feira nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café foi concebida pela UFLA, instituição executora do evento de 1998 a 2009. De 2010 a 2018, passou a contar com a coordenação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Agora, a Cocatrel será responsável por sua gestão. O pró-reitor de Extensão e Cultura, João José Marques, no ato representando o reitor José Roberto Soares Scolforo, declarou que foram necessários três anos de tratativas para efetivar o intento.

“Foi feita uma gestão brilhante da Epamig ao longo de todos esses anos. Mas é o momento de um novo desafio e de mudar as perspectivas da feira em termos de longevidade e dinamismo, atendendo aos anseios do setor cafeeiro, sempre em consonância com todos os parceiros que integram o Conselho Gestor da feira”, conta o diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior.

Por sua vez, o diretor presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito, comemorou o ato, ressaltando que a Expocafé é uma feira que dissemina conhecimentos e traz a academia e as inovações para dentro do universo da cafeicultura. “Todos ganham com a gestão da feira por parte da iniciativa privada, sobretudo o produtor. Podemos avançar ainda mais em nossos projetos, garantindo sua sucessão e perpetuando esse belo legado. Estamos muito felizes e abertos a expandir nossa atuação e parceria com a UFLA”, declarou.

Na sequência, ocorreu o lançamento do Avança Café, programa de pré-aceleração de startups voltado à cadeia produtiva do café em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), por meio do Consórcio Pesquisa Café. Foram apresentadas as propostas e o formato do programa em detalhes, registrando o intuito de gerar novos negócios que trabalhem com tecnologias que impactem diretamente a cadeia produtiva do café, da lavoura até a xícara.

O chefe da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, enfatizou que o maior objetivo do programa é trazer a inteligência e o dinamismo da juventude para dentro da cadeia produtiva do café. “Nós temos informações de pesquisas e tecnologias que muitas vezes demoram dez anos para chegar às vias de utilização pelos produtores. Com o Avança Café, podemos estimular a criação de inovações em tempo muito inferior, fazendo com a tecnologia chegue ao campo de forma rápida, fácil e acessível”.

Nesta primeira etapa, o Avança Café priorizará projetos com base em Tecnologia da Informação (T.I). O início do processo se dará com as etapas de Sensibilização e Prospecção, sendo esta última executada através de hackathons, maratonas de desenvolvimento de software. Na sequência, ocorrerá a etapa de pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas, cujos participantes serão selecionados após processo seletivo. As equipes passarão pelas seguintes fases: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures