FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Cocatrel marca presença na Semana Internacional do Café 2019

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/12/2019

0
0

A cooperativa Cocatrel esteve presente durante a Semana Internacional do Café, feira realizada em Belo Horizonte (MG). Há três anos participa e patrocina o evento, pois acredita que ali é o local ideal para a realização da conexão entre os produtores e consumidores, torrefadores, importadores e tudo o que acontece a partir do momento em que o café sai dos armazéns da cooperativa.

“A Semana Internacional do Café é um evento que se consolidou no Brasil e do qual a Cocatrel sente-se muito orgulhosa por fazer parte de sua história. A SIC representa toda a cadeia produtiva, comercial e industrial do café, atraindo cada vez mais o público internacional, principalmente torradores e compradores e também os produtores, que este ano participaram ativamente da feira. O objetivo principal da Cocatrel, enquanto cooperativa, é agregar valor para os cooperados, expondo positivamente a marca, sempre inovando com lançamentos de novo produtos e participando de atividades como a hackathon e o encontro de mulheres promovido pela Aliança Internacional do Café”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.

No dia 22 de novembro ocorreu a reunião das mulheres do café. As produtoras do Cafeína Cocatrel participaram do IWCA Regional Leadership Summit – Latin America & Caribbean, onde puderam ouvir mulheres de referência no cenário cafeeiro internacional. Para representar todas as cooperativas do País, a relações institucionais da Cocatrel e coordenadora do Cafeína, Ana Luisa Leite, foi uma das palestrantes convidadas para a mesa de debates. Em seu discurso, ela falou sobre a criação do Cafeína, os objetivos e da seriedade do grupo, ressaltando a intenção da Cocatrel de empoderar essas mulheres através da informação, capacitação e conhecimento, para que possam ter autonomia para negociar e tomar importantes decisões na gestão de seus negócios.

Ana Luisa também emocionou a plateia ao destacar a relevância do cafeicultor para a cadeia produtiva e enfatizou que sem eles nada seria possível, nem mesmo a realização da SIC, uma vez que é por eles que tudo começa e, é por isso mesmo que a diretoria da Cocatrel considera de suma importância a participação da cooperativa no evento.

“Somos a cooperativa com o maior número de mulheres no quadro social e temos muito orgulho disso. O Cafeína Cocatrel ganhou muita visibilidade tanto no Brasil quanto no exterior, porque é conduzido com muita seriedade, reciprocidade e com todo apoio da nossa gestão. Já exportamos para a Alemanha, um container de cafés finos, produzidos pelas mulheres do Cafeína e já temos vários outros negócios engatilhados para elas. Este evento do IWCA aqui na Semana Internacional do Café chegou para coroar um ano muito positivo e produtivo para essas mulheres e, consequentemente, para a Cocatrel”, reitera Marco Valério.

A Cocatrel apresentou algumas novidades durante a SIC, além da linha de presentes, a cooperativa lançou quatro novos cafés da linha Montrês: Coral, Sépia, Âmbar e Terracota; dois sabores de gelato: mocaccino e iogurte com amarena, produzidos com leite, café e iogurte natural Cocatrel; e também o Box Cocatrel, plano de assinaturas onde o cliente pode optar por um plano trimestral ou anual, e receber, mensalmente, os cafés Cocatrel em casa.

Outra inovação que já não é novidade na Cocatrel foi a Hackathon Agro Up. Assim como na Expocafé, a Cocatrel investiu nos jovens hackers, que passaram 48 horas com o desafio de trazer soluções para a gestão das fazendas dos produtores de café.

Os 45 desenvolvedores formaram nove grupos para tentar encontrar alternativas para três grandes problemas dos cafeicultores de Minas Gerais: “como ajudar os produtores de café das regiões montanhosas?”, “Como administrar as finanças no setor?” e “como automatizar a secagem dos grãos?”.

A equipe vencedora foi a Reditus, que trouxe a ideia de uma plataforma de gestão que permitirá a inserção dos dados no sistema pelo comando de voz, através de um chatbot. A inovação simplificará a vida do produtor que não precisará mais perder tempo digitando tantos números na planilha, precisando apenas “ditá-los” para que o próprio sistema os insira no programa. O grupo ganhou o prêmio de R$ 5 mil.

Os negócios também fazem parte da Semana Internacional do Café. O estande da Cocatrel tornou-se vitrine e ponto de encontro para reuniões entre os traders da Cocatrel com os principais importadores de café do mundo.
 
A participação de empresas, compradores e torrefadores cresce anualmente e por isso a Cocatrel vêm investido em sessões de cupping e no relacionamento com seus clientes durante o evento.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.