ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC e Conab debatem metodologia usada para levantamentos da safra de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na última quinta-feira (27), o Comitê de Estatísticas do Conselho Nacional do Café (CNC) se reuniu com a Diretoria de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Dipai/Conab) para discutir a metodologia empregada nos levantamentos das safras brasileiras de café e dos custos de produção regionais.

O Diretor Sérgio De Zen, da Superintendente Candice Mello Romero Santos, esteve presente ao lado de representantes das gerências da Dipai e das superintendências regionais da Conab de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Bahia. O Comitê de Estatísticas do CNC aprofundou as discussões sobre o mapeamento do parque cafeeiro, modelagem estatística e novas tecnologias para estimativas das safras cafeeiras.

O presidente do CNC, Silas Brasileiro, avalia que a reunião foi muito esclarecedora e contribuiu para a troca de experiências entre os técnicos das cooperativas e a equipe da Conab. “Esta foi apenas a primeira interação entre nosso Comitê e a Dipai, visando um alinhamento da situação das estatísticas do setor cafeeiro. A Conab desempenha um trabalho sério e com rigor técnico e o CNC pode contribuir para o aprimoramento das estatísticas geradas, com apoio institucional e promoção de discussões sobre avanços tecnológicos nas estimativas de safra”, avalia Silas Brasileiro.

Outro ponto discutido foi a realização do painel de custos de produção de café, no município de Três Pontas, em Minas Gerais. “Esta é uma demanda do CNC encaminhada à Conab no final de 2019, visando à diversificação dos pontos de levantamento de custos de produção de café do Sul de Minas, para que as estatísticas reflitam a diversidade dos modelos produtivos regionais”, explica o presidente do CNC.

A equipe da Conab informou que a realização desse painel já está nos planos da estatal, porém é necessário aguardar o fim da pandemia de Covid-19 para a realização de encontro presencial entre produtores, técnicos e outros representantes locais, e também de visita a uma propriedade modal da região.

Na reunião também foram definidos a realização de um novo encontro entre o Comitê de Estatísticas do CNC e a equipe da Dipai visando à apresentação detalhada das novas tecnologias empregadas pelas cooperativas nos levantamentos de safra de café. O presidente do CNC também discutirá com a Ministra Tereza Cristina estratégias viáveis para o reforço da equipe da Conab, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), visando à atualização do mapeamento do parque cafeeiro.

Safra 2021

O CNC também acompanhou a divulgação dos resultados do 2º levantamento da safra 2021 de café, pela Conab, na última terça-feira (25). A colheita 2021 de café do Brasil foi estimada em 48,8 milhões de sacas, representando queda de 22,6%, em relação à temporada anterior.

O presidente Silas Brasileiro avalia que, mesmo com uma safra baixa, o volume a ser colhido no Brasil, somado aos estoques de passagem para a safra 2021, será suficiente para manter os compromissos assumidos pelo setor junto aos mercados consumidores doméstico e internacional.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures