ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC busca alternativas para gestão de risco do mercado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na semana passada, a Organização Internacional do Café (OIC) divulgou um relatório preliminar com os resultados alcançados até o momento com o Diálogo Estruturado do Setor Cafeeiro, uma das ações previstas na Resolução 465, que trata da crise dos preços do café.

O Conselho Nacional do Café (CNC) participou da redação da Resolução 465 e da construção do Diálogo Estruturado do Setor Cafeeiro, contribuindo com exemplos práticos de sucesso no Brasil para ampliar a resiliência dos produtores de café à volatilidade dos preços.

Silas Brasileiro, presidente do CNC, foi expositor no simpósio Alcançando os ODSs: Desafios à cadeia de valor do café. Soluções compartilhadas para os níveis de preços do café, a volatilidade e a sustentabilidade no longo prazo, realizado no dia 6 de junho, em Bruxelas, na Bélgica.

“Naquela oportunidade, destacamos a importância do cooperativismo para ampliar o acesso dos cafeicultores a ferramentas de gestão dos riscos de mercado, como operações de hedge no mercado futuro e de barter para aquisição de insumos, tendo o café como moeda”, contou Silas.

Com esse posicionamento defendido junto à OIC, as cooperativas associadas ao CNC que operam nos mercados futuros já travaram os preços de cerca de 10% a 20% da safra de café prevista para 2020.

"Essa é uma iniciativa que fomenta a gestão profissional da cafeicultura, pois permite previsibilidade de renda ao produtor e, consequentemente, maior segurança no planejamento de sua atividade, inclusive no direcionamento dos investimentos”, avalia.

No relatório divulgado, a OIC incluiu a sugestão do CNC de ampliação e facilitação do acesso a ferramentas de gestão de risco de mercado como um dos pontos que serão aprofundados na próxima etapa do Diálogo Estruturado do Setor Cafeeiro, iniciada em julho.

Outras ações defendidas pelo CNC para que a cafeicultura alcance a sustentabilidade econômica e que foram consideradas relevantes pela OIC são:

i) Criação de campanhas para a promoção do consumo de café, principalmente nos países produtores e mercados emergentes;

ii) Desenvolvimento e disseminação de inovações digitais para a melhoria da gestão das propriedades e aproximação dos produtores com consumidores, agregando mais valor às origens;

iii) Fomento a pesquisa cafeeira e geração de inovações tecnológicas para aumento da produtividade e maior resiliência às mudanças climáticas, a exemplo do Brasil, que investiu mais de US$ 80 milhões desde a criação do Consórcio Pesquisa Café; e

iv) Compartilhamento de bons exemplos de política cafeeira que visem ao equilíbrio de mercado, a exemplo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) no Brasil, gerido pela parceria público-privada que é o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), apoiando o ordenamento da oferta e o fortalecimento do cooperativismo.

Próximas etapas
Estão ocorrendo discussões individuais com os principais stakeholders do setor cafeeiro global, visando construir um consenso sobre ações concretas para ampliar a sustentabilidade econômica da cafeicultura.

Na sequência, será realizado o primeiro Fórum de CEO’s e Líderes Globais da Indústria Cafeeira, em 23 de setembro de 2019, em Londres, Inglaterra, como parte da 125ª Sessão do Conselho Internacional do Café.

Deste Fórum sairá uma declaração formal, com um roteiro de ações concretas, apoiadas pelos participantes do Diálogo Setorial, a qual será submetida ao Conselho Internacional do Café na mesma semana para aprovação e destinação de recursos para sua implementação.

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures