ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC apresenta demandas da cafeicultura para Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 28 de maio, Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), se reuniu com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, para tratar de assuntos de interesse da cafeicultura brasileira e apresentar a nova governança da entidade.


Ministra Tereza Cristina e o presidente do CNC, Silas Brasileiro

Um dos assuntos foi o estabelecimento das bases para um programa de pagamentos por serviços ambientais aos cafeicultores, a partir da metodologia desenvolvida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A proposta é fruto do acordo de cooperação técnica entre o CNC e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), para desenvolvimento em parceria com o Mapa.

O programa objetiva intensificar o uso das boas práticas conservacionistas nas propriedades cafeicultoras e a valorização dos serviços ambientais prestados pelos produtores à sociedade. Seus resultados contribuirão para o reforço positivo da imagem dos cafés do Brasil no quesito sustentabilidade. “Com o desenvolvimento desse projeto, será possível mostrar aos consumidores nacionais e internacionais, com dados quantitativos, a importância de nossos cafés para o meio ambiente, em especial para a preservação dos recursos hídricos”, comenta o presidente do CNC.

Silas Brasileiro também apresentou à ministra Tereza Cristina a nova governança do CNC, que inclui quatro comitês técnicos nas áreas de sustentabilidade, pesquisa & tecnologias, estatísticas e comunicação. “Discutimos com a ministra os trabalhos em desenvolvimento nos comitês que possuem sinergia com o Ministério da Agricultura, visando maior integração das ações para o benefício direto dos cafeicultores e de suas cooperativas”, esclarece.

Destaque foi dado aos encaminhamentos da reunião do Comitê de Estatísticas do CNC com a equipe da Diretoria de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Dipai/Conab), realizada no dia 27 de maio, quando foram apontadas as dificuldades orçamentárias existentes para a atualização do mapeamento do parque cafeeiro. “Sugerimos à ministra caminhos administrativos que viabilizem a liberação de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para reforçar a equipe da Conab dedicada à geração das estatísticas cafeeiras do Brasil”, explica Brasileiro.

O presidente do CNC também convidou a ministra da Agricultura para participar do evento de comemoração do aniversário de 40 anos do Conselho Nacional do Café, que será realizado no dia 8 de julho.

A ministra Tereza Cristina considerou relevantes os assuntos tratados e encaminhou as propostas apresentadas pelo presidente do CNC para análise da equipe técnica do Mapa.

Também participaram da audiência o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Silveira Camargo; o Diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, Alexandre de Oliveira Barcellos; a Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini; e o Diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Silvio Farnese.

As informações são da Comunicação CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint