Cerrado Mineiro é destaque na VI Prova de Cafés certificados Imaflora

Cerrado Mineiro é destaque na VI Prova de Cafés certificados Imaflora.

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Da redação

Os três primeiros lugares da VI Prova de Cafés Certificados Imaflora – Rainforest Alliance Certified ficaram com fazendas da região do Cerrado Mineiro. A Fazenda Dona Nenem, foi a vencedora da disputa, com nota 88,08, na categoria de secagem “natural”. O empreendimento também conquistou a terceira colocação, na categoria “cereja descascado”. Em segundo lugar, a fazenda Santa Lúcia, do grupo AC Café, também do Cerrado Mineiro, recebeu nota 87,42, na categoria cereja descascado.

Os anúncios foram feitos, em evento especial no 9º Espaço Café Brasil, feira que acontece dentro da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), de 15 a 18 de setembro, e reuniu representantes de diversos segmentos da cafeicultura.

A Prova desse ano, promovida pelo Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola com os empreendimentos que conquistaram a certificação socioambiental, recebeu 96 inscrições. O objetivo foi estimular a produção de cafés de alta qualidade, em propriedades que conciliem uma gestão socioambiental eficiente, boas práticas de conservação dos recursos naturais e garantias de saúde e segurança ao trabalhador.

“Acreditamos que sustentabilidade e qualidade são as portas de entrada para novos mercados”, avalia Eduardo Gonçalves Trevisan, secretário adjunto do Imaflora. Para ele, essas duas condições, são as exigências atuais dos compradores internacionais que buscam garantias para seu produto. “Temos visto que o produtor que atende a essas exigências consegue benefícios econômicos maiores com seu produto”, diz ele.

Finalistas
Foram eleitos outros empreendimentos, formando as oito primeiras colocações. A Ipanema Agrícola, do Sul de Minas, conquistou o 4º lugar com nota 86,13, na categoria “cereja descascado”. A 5º colocação foi do Sítio da Torre, de Álvaro pereira Coli, localizado na Serra da Mantiqueira (MG), com 85,88, na mesma categoria. O 6º lugar foi para a Fazenda Santa Fé, de Vicente H.Filho, no Cerrado Mineiro, que recebeu nota 85,04, na categoria cereja descascado. Os 7º e 8º lugares pertencem ao mesmo produtor, João Batista Montanari, da Fazenda São Paulo, também do Cerrado Mineiro, que recebeu 85,00 na categoria “cereja descascado” e 84,96 na categoria “natural”.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.