ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé relata problemas no setor para ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Na última segunda-feira (6), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou de uma reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na sede da entidade, em São Paulo (SP).

A pauta do encontro, que contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi Os Desafios do Agronegócio Brasileiro. Tereza acredita que o Brasil precisa reestabelecer a credibilidade na relação comercial com o Japão. Ontem (7), ela iniciou viagem de 16 dias por quatro países da Ásia (Japão, China, Vietnã e Indonésia) em busca de uma abertura de novos mercados e ampliação dos negócios com o Japão, um dos principais compradores de café do Brasil.

O diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, participou da reunião e relatou que o Brasil tende a exportar volume recorde de aproximadamente 40 milhões de sacas no ano safra 2018/2019 e que não é só líder nas exportações, mas também nos repasses de preço Free On Board (FOB) aos produtores que, de acordo com o Cecafé, oscila entre 84% e 93%, superior às nações cafeeiras concorrentes.

Segundo o diretor, diante dos volumes comercializados, os exportadores têm encontrado dois principias entraves. O primeiro relacionado diretamente ao Mapa, que é a falta de auditores fiscais nos portos. Por exemplo, em Vitória (ES), leva-se de 30 a 40 dias para a assinatura do Certificado Fitossanitário. O outro é voltado ao Ministério da Infraestrutura e está relacionado aos elevados custos e tarifas portuárias. Segundo Matos, sendo o Brasil o País que mais repassa os preços aos produtores, os custos portuários representam aproximadamente R$ 7,00 por saca a menos que os produtores deixam de receber.

A ministra respondeu aos questionamentos e mencionou que há 200 fiscais em processo de remoção e que será lançado um amplo concurso público para auditores fiscais do Mapa, com a maior brevidade possível. Os presentes ainda puderam ouvir elogios ao agronegócio café, em especial ao trabalho desempenhado pelo Cecafé.

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures