ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Catálogo criado na Indonésia capacita sistemas agroflorestais na produção de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

Os cafeicultores e profissionais indonésios interessados em usar sistemas agroflorestais para apoiar a resiliência climática têm uma nova ferramenta à disposição: o Shade Catalog (Catálogo de Sombra, em português). Disponível em inglês e bahasa, o Catálogo ajuda os agricultores a selecionar árvores de sombra que são boas para o café, apoiar e diversificar a renda familiar e fornecer benefícios para a vida selvagem e os serviços do ecossistema.

O conteúdo está disponível em um formato on-line compatível com dispositivos móveis e pode ser baixado gratuitamente em shadecoffee.org. Ele foi produzido em conjunto pela Conservation International, o Smithsonian Migratory Bird Center e a World Coffee Research, com financiamento da Starbucks Foundation. O desenvolvimento colaborativo envolveu a experiência de mais de duas dúzias de agrossilvicultura, biologia de árvores, especialistas da indústria do café e grupos de agricultores.

“Esperamos encorajar os agricultores e tomadores de decisão da indústria a implementar sistemas agroflorestais que sustentem tanto as pessoas quanto o meio ambiente”, contou a Dra. Ruth Bennett, ecologista de pesquisa do Smithsonian Migratory Bird Center. “O café é uma cultura única porque pode ser cultivada com árvores, beneficiando o clima, a biodiversidade e os agricultores. Este catálogo é um ponto de partida para trabalhos semelhantes em regiões produtoras de café em todo o mundo”, completou.

As árvores de sombra nas fazendas são um recurso integral para os agricultores, a vida selvagem e a própria safra de café. Mas os fazendeiros e profissionais geralmente carecem de informações sobre as espécies de árvores encontradas nas paisagens cafeeiras: elas têm usos econômicos, como madeira ou produção de alimentos? As árvores competem ou complementam a produção de café? Elas apoiam a biodiversidade e a vida selvagem?

“À medida que a crise climática piora as condições para os agricultores ao redor do mundo, reter e replantar árvores nas paisagens cafeeiras desempenhará um papel cada vez mais crítico para sustentar a agricultura e os meios de subsistência do café”, disse Raina Lang, Diretora Sênior de Café Sustentável da Conservation International.

O Catálogo de Sombra reúne dados existentes sobre árvores encontradas em paisagens de café - desde os principais atributos, usos e benefícios da espécie até dicas de propagação e manejo - e torna-o acessível para apoiar o planejamento de toda a fazenda.

“Ferramentas como o Catálogo de Sombra são essenciais para apoiar a agrossilvicultura do café para ajudar a combater os efeitos da mudança climática e apoiar estratégias de diversificação de renda”, disse Vern Long, CEO da World Coffee Research.

A primeira edição do Catálogo se concentra na Indonésia, com quase 2 milhões de pequenos cafeicultores administrando 1,2 milhão de hectares de terras de café em uma das áreas de maior biodiversidade do planeta. As edições futuras do Catálogo serão expandidas para cobrir outros países produtores de café importantes, começando com o Peru em 2022.

O Catálogo pretende ser um documento vivo e será atualizado à medida que mais informações ou pesquisas se tornem disponíveis para as espécies de árvores incluídas.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures