ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carta aberta de cafeicultor para Ministra da Agricultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O cafeicultor da cidade de São Pedro da União (MG), Fernando Barbosa, escreveu uma carta aberta para a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. No documento, o cafeicultor do Sul de Minas menciona as dificuldades dos produtores de café e pede um norteamento para o Ministério da Agricultura em relação aos produtores rurais. Confira carta abaixo:

Em um momento de pandemia e crise mundial como proceder com a colheita do café?

Somos cafeicultores do Sul de Minas, que apesar de não termos representatividade e força política, o que já nos deixa muito frustrados no contexto geral, mantemos a responsabilidade de produzir a maior parte das sacas do nosso país. E se me permite a observação, um café de ótima qualidade que nos representa em exportações.

Já é histórica a necessidade de reformas e projetos para nosso setor produtivo, mas sabemos que estas ações não são de curto prazo, mas necessárias e ainda temos fé que virão. Contudo vivemos um momento atípico, particular de nossa história cujas ações não podem esperar acordos, coligações ou qualquer outro tipo de movimento político.

O que precisamos neste momento é de um norte, um plano de ação eficaz que seja comum e que apoie na execução de nossa atividade. Porque como disse um companheiro nosso, que faço aqui uso de suas palavras “…não tenho medo de trabalho não, e da porteira para dentro, o senhor pode vim aqui ver, fazemos tudo direitinho…”. Mas precisamos deste norte!

A época da colheita do café está próxima, e vai se passar em plena crise da pandemia em que nos encontramos. E como devemos proceder neste caso?

Nosso setor vem de uma série de baixos preços, que quando muito, se com sorte, pagam nossos custos de produção. Entendemos que esta pode ser uma oportunidade nosso setor, em vista do que se passa no mercado internacional. Contudo temos que aproveitar estas janelas de oportunidade com segurança e respeito a vida humana, acima tudo.

É dentro deste contexto, que peço que a ministra da agricultura, junto com os órgãos competentes, análise e nos apresente este norte de trabalho. A atual burocracia trabalhista e a regulamentação do setor, hoje são empecilhos que nos travam para ter a agilidade necessária neste momento de crise.

Já existem grupos de trabalho locais estudando medidas adequadas que atendam tanto as necessidades dos cafeicultores regionais do sul de minas, quanto as recomendações apresentadas pelos órgãos competentes, pensando neste senário em que vivemos, e nunca esquecendo de valorizar a vida humana dos nossos talhadores.

Outro ponto importante, gostaríamos de um selo oficial para o nosso café, que o identificasse de forma que o café sul de minas tivesse a sua identificação garantida no processo de exportação para que este não seja confundido como um café de outras regiões. Este pedido particular se deve ao fato de que pelo nosso café ser de montanha o número de trabalhadores para o processo de colheita é maior do que de outras regiões planas, no qual a geografia favorece o uso de maquinário.

Fernando Barbosa – Cafeicultor de São Pedro da União (MG)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures