ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carlos Brando e um panorama sobre o mercado cafeeiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

Carlos Brando conta com um currículo extenso: ele é presidente do Conselho da Plataforma Global do Café (GCP); membro dos conselhos da UTZ Certified, na Holanda; Coffee Quality Institute, nos EUA; Ipanema Coffees no Brasil; fundador e membro do Conselho do Museu do Café, em Santos; e fundador da Associação de Cafés de Qualidade da África (AFCA). Com toda sua experiência, ele contou para nossa equipe seu panorama sobre o mercado cafeeiro.

Segundo Carlos, as oscilações nos contratos negociados em Nova York afetam o nosso mercado, já que o produtor está recebendo menos. Este fator dificulta as condições de uma produção sustentável (defendida pela Plataforma Global do Café). “Temos que pensar e discutir sobre esse tema para buscar uma solução para os produtores”, comenta.

Brando explicou que com a safra recorde de 2018/2019 teremos muito café e que por isso os preços estão baixando. No Vietnã a safra também foi alta, na Colômbia foi considerada normal. Para ele, é esse maior volume que baixa o preço, o que impacta toda a produção. “Como produzir um café sustentável nestas condições de valores? Ano que vem teremos uma safra boa, a produção de arábica cairá um pouco e um possível aumento do conilon, o que não ajuda em termos de preço”, completa.

Sobre o conilon, Brando afirma: “ele é a base do café solúvel, cujo consumo aumenta a cada dia. Mercados dinâmicos na Ásia, China, Indonésia, Filipinas e Vietã são exemplos de consumidores fiéis do café solúvel, o que aumenta a demanda. Por isso a tendência sobre o robusta é que continue crescendo. O preconceito com esta variedade ainda existe, mas as marcas buscam divulgar cada vez mais para o consumidor, como o caso da Nespresso com um blend da América do Sul e da África Oriental, que leva um toque de robusta” finaliza.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures