ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Campo das Vertentes (MG) é reconhecida como produtora de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/06/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Minas Gerais teve mais uma região inclusa como produtora do grão. Através da Portaria nº 1.920, de 15 de maio de 2019, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) reconheceu o Campo das Vertentes como responsável pelo cultivo de café, título fundamental para o desenvolvimento e agregação de valor à produção.

De acordo com o IMA, um dos principais benefícios da declaração oficial da região como produtora de café é a possibilidade dos cafeicultores entrarem com pedido de Identificação Geográfica (IG) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A IG é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local é reconhecido pelo mercado, por determinada característica ou qualidade se deve à origem.

No Brasil, a IG tem duas modalidades: a Denominação de Origem (DO), que se refere ao nome do local que passou a designar produtos ou serviços, cujas qualidades ou características podem ser atribuídas à origem geográfica, e a Indicação de Procedência (IP), que se refere ao nome do local que se tornou conhecido por produzir, extrair ou fabricar determinado produto ou prestar algum serviço.

De acordo com o gerente de certificação do IMA, Rogério Carvalho Fernandes, para que a região do Campo das Vertentes fosse considerada produtora de café foram avaliados os registros históricos, a caracterização e a delimitação da área produtora de café.

“Com o reconhecimento oficial do Campo das Vertentes como produtor de café, os cafeicultores da região, através de uma entidade representativa, poderão entrar com o pedido de Identificação Geográfica no INPI. Esta é uma das exigências. Caso seja feito o pedido, e o mesmo aprovado, a região terá benefícios muito importantes. Além de agregar valor, o registro é uma forma de preservar toda a história da região e o modo de produzir o café, que é único”, explicou Rogério.

Quando um produto regional é reconhecido pelo INPI, ocorre grande valorização do mesmo, o que é importante para mostrar que é um item especial, diferenciado e exclusivo. Além disso, a conquista promove desenvolvimento geral da região, com maior geração de renda, promoção da qualidade de vida dos produtores e movimentação da economia regional.

Segundo os dados da portaria publicada pelo IMA, a região produtora de café Campo das Vertentes é composta por 17 municípios, sendo eles: Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Nazareno, Oliveira, Perdões, Ritápolis, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula, São João del-Rei e São Tiago. Em 2018, a região demarcada foi responsável pela colheita de aproximadamente 750 mil sacas de 60 quilos de café. A área em produção ficou em torno de 25 mil hectares.

As informações são do Diário do Comércio (MG).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures