ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultora de Fervedouro (MG) é finalista em prêmio internacional

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Uma jovem brasileira é a finalista do Prêmio a la Innovacíon Juvenil Rural de América Latina y el Caribe na categoria geração de renda. Bruna Carolina da Silva é filha dos agricultores Sônia e Célio Silva e, com a ajuda deles e da irmã, Maria Betânia Silva, tem investido na produção e comercialização de café de qualidade, o “Café Especial da Bruna”.

A produção é na Comunidade do Baú, em Fervedouro, região das Matas de Minas, onde é feita de maneira artesanal com mão de obra familiar. Ela informou ao Senar Minas que se orgulha de direcionar a produção da família para uma maneira cada vez mais sustentável no seu sistema de produção em termos ambientais, econômicos e sociais, além de muita qualidade.

O prêmio é uma iniciativa do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e tem como objetivo identificar, recompensar e disseminar iniciativas inovadoras e sustentáveis realizadas por jovens com idade entre 18 e 35 anos de países da América Latina e do Caribe.

A divulgação dos vencedores acontecerá este mês em um evento online. No total serão premiadas 10 iniciativas. Os jovens ganhadores terão a oportunidade de participar presencialmente de um programa de imersão, receberão treinamento e mentorias on-line e participarão de viagens de intercâmbio e ampliação para acelerar suas iniciativas.

Em relação à produção, Bruna relata que a construção do primeiro terreno suspenso na propriedade aconteceu em abril de 2019, com o apoio da Emater. Ali ela começou a colheita seletiva do seu primeiro café especial. “Todo esse café foi catado por mim com ajuda da minha mãe e da minha irmã. Selecionei só os cafés tipo exportação, peneira 16 acima, deixando apenas grãos uniformes e sem defeitos. Depois ele foi torrado, moído e embalado em sacolas com uma válvula para manter a qualidade e sabor do café vendido ao consumidor final. Tudo artesanal do grão à xícara”, detalha.

O “Café Especial da Bruna” ficou em segundo lugar no Concurso de Qualidade do Café realizado pela Prefeitura de Fervedouro e pela Emater em 2019, com 82,25 pontos pela escala BSCA de classificação. “O processo é trabalhoso, mas compensa ver o café de qualidade chegando até as pessoas e a realidade da roça mudando aos poucos”, explica a produtora.

Bruna conta que os desafios de mudar o modo de produção na propriedade foram muitos e a capacitação oferecida pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes com o curso de Sustentabilidade na Produção do Café, realizado pela plataforma de Educação a Distância, foi essencial para dar o pontapé inicial.

Para a jovem, o foco na qualidade do café vai continuar com a participação nos cursos de Classificação e Degustação e Torra, que serão promovidos pelo Senar este mês. Bruna também reforça que a produção de café especial é uma oportunidade de valorização do trabalho, aumento dos lucros e um incentivo para a permanência no campo: “Quero continuar aqui na roça, fazer mais com o que temos buscando aperfeiçoamento. O café é a maior renda da minha família e o café de qualidade amplia nosso potencial e me anima a seguir a tradição familiar”.

O reconhecimento do seu produto foi o estímulo para se inscrever e concorrer ao prêmio internacional. “Eu acredito no café, no seu potencial de mudança de vida dos trabalhadores. Espero que outros jovens acreditem, sejam transparentes e honestos em seus trabalhos e alcancem os seus objetivos”, finaliza Bruna.

As informações são da Assessoria de Imprensa Senar Minas – Regional Viçosa (por Lílian Moura).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures