FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Café e sustentabilidade é tema de conversa com illycaffè

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2020

3 MIN DE LEITURA

0
1

Na quinta-feira (18), os sites Agrovoz e Canal Restaurante realizaram uma transmissão sobre Café Espresso Sustentável, com foco na qualidade e sustentabilidade. O bate papo foi mediado pelo jornalista Sérgio Lerrer, com a participação do Dr. Aldir Teixeira, Diretor Geral da Experimental Agrícola do Brasil, sócia da illycaffè; Cesar Candiano, Consultor da Experimental Agrícola do Brasil; e Daniella Pelosini, produtora de café no interior de São Paulo, com resultados de destaque nas últimas edições do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável para Café Espresso, que em 2020 abre sua 30ª edição.

Dr. Aldir iniciou contanto sobre o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável, “no final da década de 80 a illy buscava por cafés de qualidade no Brasil e não encontrava, por isso o Ernesto Illy veio para cá, conheceu os produtores, criou o concurso e passou a comprar direto do produtor”. Segundo Aldir a illy tem um compromisso direto com a eficiência econômica e a sustentabilidade.

A produtora Daniella Pelosini, fica em Pardinho, interior de São Paulo e conta que ali é uma região com pouca produção de café. Em entrevista, no ano passado, para a Revista Espresso, ela conta que o local foi adquirido por seu pai, Laerte Pelosini Filho, em 1977, e inicialmente possuía uma casinha simples e cocheira para os cavalos. Bem depois a casa maior foi elaborada. Tudo ali foi construído pela família. “Quando eu tinha 8 anos, meu pai decidiu investir nas terras e eu não conseguia ficar longe daqui. Meu avô adorava a natureza e procurava me apresentar a história de cada árvore plantada. O que não sabia ele inventava. A casa era bem “basiquinha”, mas eu não me importava com isso, apenas queria aproveitar cada momento com os animais e a família”, brinca Daniella

“Uma produção sustentável é muito importante, hoje o consumidor quer saber o que está comprando. Faz parte de todo o processo e é uma preocupação muito grande”, afirma.

Cesar reforça que a sustentabilidade é um passo muito importante na produção do café. “Hoje queremos saber a origem da produção, rastrear de onde veio, como foi produzido e seguindo os itens ao tripé da sustentabilidade melhor maneira de levar essa importância ao consumidor, como ele é produzido em relação as pessoas”.

O consultor aponta, ainda, que é essencial o contato com o produtor. “Nós vamos até o local, avaliamos a produção e explicamos o que o produtor precisa melhorar na sua produção, ser sustentável e ter uma longa produção”.

Dr. Aldir reforça que hoje um espresso sustentável engloba a sustentabilidade social, econômica e meio ambiente, “importante respeitar leis, valorização de qualidade, cuidado com todos que trabalham no local, redução de impactos ambientais, uso consciente da água e insumos, embalagens e resíduos correto e redução de carbono no meio ambiente, são as linhas básicas”, resume.

“Ao longo dos anos viemos aprendendo como trabalhar a maneira sustentável na nossa produção. Há uns 15 anos atrás, fui em uma palestra em que um produtor afirmou que um café sustentável é aquele que sustenta o profissional, o que não deixa de ser verdade. Precisamos trabalhar de uma forma adequada, dependemos da natureza, temos que ser sensíveis com ela. Aqui fizemos um reflorestamento e o resultado é muito interessante, já temos o retorno de alguns animais, que antes não apareciam”, explica Daniella.

Para encerrar Dr. Aldir deixou uma boa dica aos produtores: “evite colocar inseticidas e a pulverização no momento da florada, para não matar as abelhas. Elas são excelentes polinizadoras, e trazem ótimo mel”. Vale a pena o teste na sua produção e avaliar qual mudança haverá no café.

O bate papo completo está disponível no YouTube.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.