Café é 4º produto agrícola em aumento de exportações do País

Nas exportações setoriais do primeiro trimestre de 2014, o café alcançou crescimento de 10,05%, segundo Cepea.

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Da redação

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP divulgou nesta quinta-feira, o estudo das exportações nacionais de produtos agrícolas no 1º trimestre de 2014.

De acordo com o estudo, o café se destacou como 4º produto a apresentar maior crescimento nas exportações, em relação ao mesmo período de 2013 (10,5%).




Variação do Volume das Exportações para Produtos Específicos (IVE-Agro/Cepea) – variações percentuais referentes aos três primeiros meses de 2014 frente ao mesmo período de 2013.
Fonte: Cepea/Esalq-USP



Já o balanço que diz respeito ao preço em dólar, aponta redução de 24,85% dos preços para o café no primeiro trimestre de 2014:



Variação do Preço das Exportações para Produtos Específicos (IPE-Agro/Cepea) – variações percentuais referentes aos três primeiros meses de 2014 frente ao mesmo período de 2013.
Fonte: Cepea/Esalq-USP



EXPORTAÇÕES AGRO

No primeiro trimestre de 2014, a participação do agronegócio foi de 45% no valor (faturamento) das exportações totais brasileiras. Na comparação dos primeiros trimestres de 2014 e 2013, registraram-se aumento de 2,3% no volume exportado, redução de 4,8% nos preços em dólares, desvalorização de 11% na taxa de câmbio efetiva real do agronegócio e alta de 6% na atratividade (IAT-Agro/Cepea) das exportações nacionais. Como resultado, o valor exportado em dólar caiu 1,4% nesse período, mas em Real, aumentou 9%.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.