ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café da região de Sidama leva a melhor no Cup of Excellence Etiópia 2021 com 90,06 pontos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Tamiru Tadesse Tesema, da zona de Bensa, na região de Sidama, venceu o Cup of Excellence (CoE) Etiópia 2021, marcando 90,06 pontos em um café anaeróbio processado. “O café que cultivamos em nossa região é de alta qualidade. Queria divulgar e por isso participei da competição. Estou muito feliz por ter a oportunidade e muito honrado por ter conquistado o Prêmio Presidencial. É o maior reconhecimento pelo nosso árduo trabalho”, comemorou Tesema.

Os resultados da competição CoE de 2021 da Etiópia foram divulgados pela Autoridade Etíope de Café e Chá, Associação de Exportadores de Café da Etiópia, Atividade da Cadeia de Valor da Alimentar o Futuro da Etiópia (VCA) e Aliança para Excelência em Café.

Dos 40 finalistas, cinco lotes de café somaram 90 pontos ou mais, ganhando o maior reconhecimento da competição, o Prêmio Presidencial. Os 30 melhores cafés alcançaram uma pontuação de qualidade de 87 pontos ou mais, qualificando-os todos como Vencedores da competição.

Nos vencedores do Cup of Excellence, uma variedade de processos foi usada, incluindo 22 naturais, cinco anaeróbicos, um mel, um anaeróbio natural e uma variedade lavada.

Os nove cafés restantes marcaram 85 pontos ou mais, classificando-os como Vencedores Nacionais. Destes, cinco estabeleceram recordes com 87 pontos. Na categoria Vencedor Nacional, oito processos foram naturais e um foi mel. Apenas um café foi desclassificado por baixa pontuação.

“Como aprendemos no primeiro concurso Cup of Excellence, nosso país se beneficiará imensamente com a promoção e o mercado, o que significa que os cafeicultores receberão o incentivo que merecem por seu trabalho árduo”, disse Adugna Debela, Diretora Geral do Café e Chá da Etiópia Autoridade. “Gostaria de dar os parabéns a todos os vencedores, bem como aos organizadores que trabalharam arduamente para o sucesso desta competição”, completou.

Devido às restrições de viagem por conta da pandemia de Covid-19, a rodada final da competição foi realizada fora da Etiópia usando um painel de provadores reconhecidos internacionalmente. Amostras de café também foram enviadas aos Centros Globais de Café (GCCs) em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Japão e Austrália.

“Ficamos muito satisfeitos em realizar a degustação do estágio internacional de CoE como um GCC para o país produtor de café original, a Etiópia”, disse Shinji Sekine, diretor administrativo da Wataru & Co no Japão.

Os 30 vencedores do Cup of Excellence verão seus cafés leiloados no dia 7 de julho. Os nove vencedores nacionais serão vendidos ao longo de um leilão de duas semanas realizado entre 28 de junho a 9 de julho. 134 compradores internacionais de café já se inscreveram para participar do evento.

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures