Banco do Brasil anuncia aumento dos recursos para pré-custeio na nova safra

Banco do Brasil aumentará os recursos do pré-custeio na safra 2021/2022 para um recorde de 16 bilhões de reais e projeta elevar sua carteira para o setor em cerca de 10%

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Banco do Brasil, financiador do agronegócio brasileiro, aumentará os recursos do pré-custeio na safra 2021/2022 para um recorde de 16 bilhões de reais e projeta elevar sua carteira para o setor em cerca de 10%, para 210 bilhões de reais.

“Somos grandes nesse negócio e queremos crescer ainda mais”, explicou o presidente do banco, André Brandão, em apresentação no YouTube. Segundo ele, o BB está comprometido em crescer em “níveis substanciais” sua participação no setor, com a carteira passando de 191 bilhões para montante próximo de 210 bilhões de reais.

No ano passado, o BB anunciou 15 bilhões de reais para o pré-custeio da safra 2020/2021. Os recursos do pré-custeio, que permitem um melhor planejamento da safra, travando custos antecipadamente em condições geralmente mais favoráveis, serão liberados para produtores de café, soja, milho, algodão, arroz e cana.

A taxa para produtores médios é de 5% ao ano, enquanto grandes terão juros de 6% ao ano. André Brandão disse ainda que o banco está implementando medidas de simplificação, como o fim da tarifa de análise de crédito para todas as renovações de operações.

Além disso, ele disse que o BB deve elevar financiamentos para melhorar a conectividade no campo, liberando recursos específicos para este investimento. Outro ponto que vem sendo atendido é o estímulo à geração solar de energia, com uma parceria com empresa especializada em placas fotovoltaicas.

“Essa agenda é muito especial”, disse, citando ainda que o banco está empenhado em ajudar na recuperação de pastagens e em programas que incentivem a agricultura sustentável. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou do anúncio on-line, destacou que o pré-custeio é importante para dar ao produtor previsibilidade, já que permite a compra de insumos antecipadamente.

“Se Deus quiser teremos um Plano Safra este ano melhor que o do ano passado”, ressaltou a Ministra, afirmando que tem tido a colaboração do Ministério da Economia e do Tesouro para elevar a subvenção ao seguro rural.

Na safra anterior, o governo brasileiro anunciou um recorde de 236,3 bilhões de reais em recursos para financiamentos pelo Plano Safra 2020/2021, alta de 6,1% em relação ao montante da temporada passada.

As informações são da Reuters.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Equipe CaféPoint

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.