ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Área de produção cafeeira no Brasil pode ter queda na nova safra

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Com base nos dados do 1º Levantamento da Safra de Café de 2021, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Embrapa Café aponta que a safra de café desse ano será proveniente de uma área em produção de 1,76 milhão de hectares, o que representa a menor área colhida de café dos últimos 20 anos. Em complemento, a área em formação é de 431,9 mil hectares, o que totaliza 2,19 milhões de hectares cultivados com café no Brasil.

Sendo assim, a produção total deve ficar em torno de 43,8 milhões a 49,5 milhões de sacas, o que indica uma redução de 21,4% a 30,5%, em comparação com o volume colhido em 2020. Em relação exclusivamente à safra do arábica, a produção estimada para 2021 compreende o intervalo de 29,7 milhões a 32,9 milhões de sacas, o que indica uma redução de 32,4% a 39,1% em comparação com a safra de 2020. Quanto ao café ao canéfora (conilon), a produção estimada ficou no intervalo de 14,1 milhões a 16,6 milhões de sacas, podendo apresentar redução de até 1,2% ou incremento de até 16%, se comparada com a safra passada.

Assim, vale destacar que o ponto médio entre os limites inferior e superior da produção de café arábica, neste ano de 2021, foi estimado em 31,35 milhões de sacas, e, no caso do canéfora (conilon), o ponto médio da safra indica volume de 15,37 milhões de sacas produzidas.

A soma dos volumes de produção das duas espécies de café totaliza 46,72 milhões de sacas. Dessa forma, considerando os pontos médios das estimativas, verifica-se que a produção de café arábica deve ser responsável por aproximadamente 67% da safra total dos Cafés do Brasil e, em complemento, a produção de canéfora deve representar por volta de 33%, ou seja, 1/3 desse total. Esses números ainda poderão ser objeto de ajustes nas próximas etapas de levantamento desta safra.

O Levantamento apresenta a estimativa inicial da produtividade média nacional de café em um intervalo de 24,97 a 28,24 sacas por hectare, com previsão de redução de 15,7% a 25,4% em comparação com a produtividade de 2020, que foi de 33,48 sacas por hectare. De acordo com a Conab, essa redução da produtividade pode ser atribuída à bienalidade negativa, fenômeno que alterna uma produção menor e uma safra maior no ano seguinte, notadamente no café arábica, e também às adversidades climáticas registradas em algumas regiões produtoras.

Com relação às produtividades médias deste ano, no caso do café arábica, foi estimado o intervalo de 21,52 a 23,89 sacas por hectare, com diminuição de 25,8% a 33,1% em comparação com a produtividade de 2020, que foi de 32,18 sacas por hectare de café arábica. No caso do canéfora, a produtividade média para esta safra está estimada no intervalo de 37,68 a 44,25 sacas por hectare, podendo apresentar redução de até 2,8% ou incremento de até 14,1% em relação à produtividade média dessa espécie no ano passado, que foi de 38,78 sacas por hectare.

A safra de 2020/2021 bateu um recorde, atingindo um valor de 63,07 milhões de sacas, com uma produtividade média de 33,5 sacas por hectare.

Para acessar o relatório completo clique aqui.

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures