ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aprendiz Cooperativo: Coopeavi forma primeira turma do ES e contrata estudantes

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/02/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Na última terça-feira (23), a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) formou a primeira turma capixaba do programa Aprendiz Cooperativo. São treze jovens que aprenderam sobre cooperativismo ao longo de um ano e três meses e deram o primeiro passo para seguir carreiras profissionais.

A parte teórica do programa teve início dia 4 de novembro de 2019, em Santa Maria de Jetibá, região serrana do Espírito Santo. Vinte e dois estudantes matriculados regularmente no ensino médio e com idade entre 15 e 17 anos foram aprovados em processo seletivo. A seleção foi realizada pela Coopeavi juntamente com o Sistema OCB-ES e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), entre filhos de colaboradores e cooperados, além de moradores da comunidade.

Com carga total de 1.040 horas, o programa precisou se adaptar à quarentena quando se iniciaria a parte prática. Assim como boa parte das equipes da Coopeavi, os jovens aprendizes participaram das atividades em home office. Gestores e especialistas apresentaram cada setor da cooperativa durante encontros on-line semanais.

“Isso foi positivo, porque os jovens acabaram conhecendo todas as áreas da Coopeavi, o que ajuda a abrir a mente para saber onde se encaixam conforme a vocação e pensar no futuro profissional”, destacou a assistente de Recursos Humanos da Coopeavi, Patrícia Canal.

Além dos encontros, a Coopeavi nomeou 12 “padrinhos cooperativos” para acompanhar as atividades. Segundo Patrícia, além da formação dos jovens, foi uma oportunidade de trabalhar lideranças pensando no futuro da cooperativa. 

Aproveitamento

Dos treze jovens formados, cinco foram contratados pela Coopeavi e outros três por empresas parceiras da cooperativa. Um ótimo índice de aproveitamento no mercado de trabalho regional.

A mentora da turma, a professora instrutora de ensino e aprendizagem em serviços do CIEE de Santa Maria de Jetibá, Gabrielly Nascimento de Souza, avalia que o grupo pioneiro apresentou um nível elevado.

“É incrível como esses adolescentes têm intelecto avançado, além de maturidade e responsabilidade. Senti um grupo bastante participativo, dedicado e pontual, que levou a sério o programa. E mais ainda, jovens com visão de futuro e que sabem realmente o que querem. Espero que a próxima turma tenha o mesmo perfil”, disse.

Um novo processo seletivo com 23 vagas está em aberto para Santa Maria de Jetibá. A próxima turma a se formar será a de Nova Venécia, noroeste capixaba, com atividades previstas até abril deste ano.

A analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCB/ES, Bianca Rocha, espera que os estudantes difundam os princípios e valores do cooperativismo. “Mesmo com o desafio da pandemia no ano de 2020, conseguimos adaptar as atividades e continuar com o Programa Jovem Aprendiz Cooperativo. Essa turma da Coopeavi foi à primeira do estado, exclusivamente formada por jovens que trabalharam em uma cooperativa. Esperamos que eles tenham vivenciando na prática o diferencial que é trabalhar em uma cooperativa e que, além de saírem com experiência e mais capacitados para o mercado de trabalho, levem consigo os princípios e valores do cooperativismo”, comentou.

O presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, o vice-presidente, Argêo Uliana, e o diretor administrativo comercial, Ederson Jacob, participaram da solenidade de formatura da primeira turma na última terça-feira (23). Denilson ressaltou a que a cooperativa sempre ofereceu perspectivas de crescimento aos colaboradores, citando como inspiração o executivo corporativo da Coopeavi, Marcelino Bellardt.

“Marcelino começou aos 14 anos ensacando ração na fábrica e hoje é o nosso principal executivo. Ele abraçou a oportunidade e estudou para estar onde está. Que vocês levem esse exemplo com vocês seja aqui na Coopeavi, em outra empresa ou no próprio negócio de vocês”, disse o presidente aos jovens.

As informações e fotos são da ASSCOM COOPEAVI.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures