ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Após chuvas intensas, Santo Antônio do Grama (MG) recebe R$ 408 mil para ações de recuperação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/02/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), autorizou o repasse de R$ 408 mil para a cidade de Santo Antônio do Grama, em Minas Gerais. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU).

O valor será utilizado para a reconstrução de duas pontes danificadas por chuvas intensas no município. As estruturas ligam as comunidades do Córrego das Pedras e do Córrego da Grande à sede da cidade.

Para solicitar os recursos federais para ações de Defesa Civil, estados e municípios devem, primeiramente, decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública e, em seguida, solicitar o reconhecimento federal ao MDR. Para a aprovação, é necessário que o pedido atenda aos critérios da Instrução Normativa n. 36/2020.

O MDR também reconheceu a situação de emergência em Sena Madureira, no Acre, por conta das inundações que têm afetado a localidade. Na segunda-feira (22), a Defesa Civil Nacional já havia reconhecido o estado de calamidade pública em 10 municípios do estado atingidos por inundações causadas pelas cheias de rios.

Além disso, outros 15 municípios tiveram a situações de emergência reconhecidas pelo Ministério nesta quarta-feira (24). As estiagens atingiram seis cidades: Boquira (BA), Ibipitanga (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA), Almiro Afonso (RN), São Bento do Trairi (RN) e Curitibanos (SC). Já Calçoene (AP), Barbacena (MG), Maria da Fé (MG), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Rodeio (SC) e Maracaí (SP) registraram chuvas intensas. Por fim, Campo Sales, no Ceará, tem sofrido com a seca, e Constantina, no Rio Grande do Sul, foi atingida por vendavais.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.

Após a publicação do reconhecimento por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU), o estado ou município deve elaborar um plano de trabalho e encaminhá-lo ao MDR, via S2ID. Com base nessas informações, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as demandas e o volume de recursos necessários para as ações. Com a aprovação, nova portaria é publicada no DOU com a especificação do valor ou apoio a ser liberado.

As informações são da Revista Cafeicultura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures