FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Após a colheita, como cuidar do cafezal?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/08/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Após o término da colheita do café da safra 2020/2021, é hora do produtor voltar sua atenção para a suplementação do cafezal. As plantas que enfrentaram neste período diversas formas de estresse, seja por questões climáticas, nutricionais e injúrias causadas pela colheita, seja ela manual ou mecânica, agora precisam se recuperar o mais rápido para recomeçar o próximo ciclo.

Além dos cuidados durante as etapas da colheita, secagem, beneficiamento, controle de qualidade, podas, etc, é fundamental ter muita atenção com a suplementação das plantas no pós-colheita. “O cafeeiro precisa retomar sua função inicial, ativando seu metabolismo, e começando sua recuperação após essa gama de fatores que sofreu ao longo de toda a safra passada”, explica o engenheiro agrônomo e representante da Ubyfol, Jefferson Ricardo.

Os cuidados no pós-colheita são apontados pelo engenheiro como estratégicos para a suplementação do cafeeiro. Jefferson explica que o produtor pode aliar a entrada na lavoura para controlar pragas e doenças e, consequentemente, realizar a suplementação nutricional.

Uma das maneiras de se identificar a necessidade de suplementar lavoura é observar sua queda acentuada de folhas, como também seu depauperamento da planta como um todo, que pode ter ligação com limitações nutricionais, hídricas, ataque de pragas e doenças, como também danos causados pela colheita.

“O estresse da safra anterior muitas vezes faz aumentar a liberação do hormônio etileno que acentua a desfolha da planta. É neste momento que entram os produtos que ajudam o cafeeiro nessa etapa. Caso contrário, pode acentuar o depauperamento da lavoura e, assim, a queda na produtividade da próxima safra”, explica Jefferson.

Fazendo a suplementação, o produtor consegue, em resumo, uma recuperação mais rápida da planta, e, com isso, ela estará mais bem preparada para a próxima fase fenológica. Para saber sobre possíveis produtora com macro e micronutrientes, a Ubyfol conta com um portfólio que pode ser acessado aqui.

As informações são da Ubyfol.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint