ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 países de diferentes continentes recebem ações que valorizam a produção brasileira de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/09/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Para fortalecer a imagem sustentável e de qualidade da cafeicultura brasileira em importantes mercados mundiais, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) promove uma série de ações no Dia Internacional do Café, 1º de outubro, na China, Arábia Saudita, Itália, Austrália e Estados Unidos. As iniciativas incluem degustação da bebida, exposição e palestras focadas nos respeitos ambiental, social e econômico da atividade cafeeira nacional.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, embarcando o produto a mais de 120 países de todos os continentes. “Tradicionalmente, o café brasileiro ocupa o cargo de preferência no mercado global. Produzimos com muita qualidade e, principalmente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, graças ao investimento que o setor faz em pesquisa e tecnologia e à capacitação que as entidades de classe como o Cecafé fornecem aos produtores”, afirma Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

China

O Cecafé enviou previamente à China amostras de café de diversas regiões produtoras, que foram avaliadas pela rede de cafeterias Mellower Coffee, a qual, junto com a Embaixada do Brasil em Pequim, será parceira da ação “Mês dos Cafés do Brasil”. Com a seleção dos grãos cultivados no Sul de Minas, na Chapada Diamantina (BA) e na Alta Mogiana (SP), a iniciativa apresentará as características dessas origens em vídeos mostrados nas cafeterias e oferecerá o produto aos consumidores chineses, com o objetivo de promover as variedades brasileiras no mercado local, que apresenta grande potencial – as exportações nacionais para o país asiático cresceram 390% de 2010 a 2020 – e registra aumento constante no consumo da bebida, sobretudo entre jovens mulheres.

Arábia Saudita

Iniciativa semelhante será realizada na Arábia Saudita, na Embaixada do Brasil, em Riad, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Embora o chá seja predominante na preferência da população local, observa-se um aumento no consumo de café entre os jovens e em ambientes frequentados por turistas, como hotéis e shoppings, o que vem despertando a atenção de importadores, que compraram 74 mil sacas do Brasil entre janeiro e agosto de 2021.

Itália

Em Roma, na Itália, a Praça Piazza Navona será palco de uma exposição promovida pelo Cecafé e a Embaixada brasileira, com curadoria do Museu do Café, sobre o desenvolvimento da cafeicultura nacional, apresentando vasto material das modernas formas de cultivo e as práticas sustentáveis da atividade, ressaltando aspectos importantes ao consumidor do país europeu, quarto principal destino das exportações do Brasil, que, nos oito primeiros meses deste ano, importou 1,829 milhão de sacas. Também receberá destaque a influência dos imigrantes italianos na produção e o seu importante papel na sofisticação da bebida, principalmente em relação ao espresso.

Estados Unidos

A sustentabilidade também é abordada nas ações realizadas nos Estados Unidos, que tiveram início nesta quinta-feira (30), com a palestra do diretor-geral do Cecafé no webinar Celebrating Coffee: The World's Drink, realizado pelo Consulado Geral do Brasil, em Nova York, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-EUA. Também estão expostos materiais evidenciando a produção responsável na entrada do edifício do Consulado e no Jardim Botânico da cidade. Além disso, são realizadas sessões de degustação da bebida. Os EUA são o principal importador dos cafés do Brasil e, em 2021, importaram 5 milhões de sacas até agosto.

Austrália

No dia 1º, diversas cafeterias de Sydney, na Austrália, servirão cafés em copos customizados com um QR-Code, desenvolvido pelo Cecafé, que leva a uma página com informações sobre o produto nacional. Artigo sobre a cafeicultura e entrevista com Marcos Matos serão publicados na principal revista australiana do setor, a BeanScene Magazine. O objetivo desta ação, realizada em conjunto com a Embaixada brasileira em Sydney e a BSCA, é levar ao público australiano mais ciência sobre a diversidade e a sustentabilidade dos produtos do Brasil, que é o principal fornecedor para toda a Oceania.

Segundo Marcos Matos, além das atividades presenciais, o Cecafé também divulgará, em suas redes sociais, vídeos em celebração à data, que terão traduções para inglês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, árabe e russo. “Com as ações do Dia Internacional do Café, pretendemos ampliar a visibilidade da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental dos cafés do Brasil, contribuindo para a manutenção de nossa participação em mercados tradicionais e à evolução nos novos e emergentes países consumidores”, conclui o diretor.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures