ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ABIC e Federação do Cerrado assinam Termo de Cooperação pela Qualidade do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) definiu, ao lado da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, um novo Termo de Cooperação que permite que as indústrias associadas sejam duplamente certificadas, sendo no Programa de Qualidade do Café (PQC) e por meio da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, fornecida pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, para que aqueles cafés provenientes do Cerrado Mineiro possuam o Selo de Origem e Qualidade.

A assinatura do convênio entre ABIC e a Federação é uma ação inédita, com o objetivo de fornecer ao consumidor um café comprovadamente de qualidade, com os Selos Superior e Gourmet do PQC, e que tenha o Selo de Denominação de Origem, garantindo a qualidade e origem dos grãos, a sustentabilidade das colheitas e processos, entre outros.  

“Para a Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, é um grande fator motivador oferecer essa dupla certificação para a indústria, como incentivo ao produto de melhor qualidade e garantindo a origem e a sustentabilidade em todas as etapas do café. É também um ótimo meio de ampliarmos a sinergia para disseminar o Selo de Origem e Qualidade do Café”, comenta Francisco Sergio de Assis, produtor e presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Para ele, esse convênio demonstra o esforço dos cafeicultores em construir a primeira e, até o momento, única Denominação de Origem para o café no Brasil, ação inspirada nas famosas regiões de vinhos da Europa.

Para receber a dupla certificação por parte da ABIC, o produto deve ter a certificação do PQC na categoria de qualidade “Superior” (com nota de 6,0 a 7,2) ou “Gourmet” (com nota de 7,3 a 10).  Já pela Federação, o produto deve conter em sua composição 100% do café de origem Cerrado Mineiro e estar em conformidade com o Programa de Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, ou seja, com bebida de qualidade mínima de 80 pontos, conforme metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), originado de propriedades credenciadas junto à Federação, que cumpram todas as normas determinadas pela Denominação de Origem.

“Esse é um projeto antigo da ABIC que agora está oficializado. É um grande incentivo para as empresas adquirirem Certificações, garantindo qualidade e pureza nos produtos oferecidos ao consumidor. Temos a expectativa de que seja o pontapé inicial para, em breve, ser também uma alternativa às outras regiões cafeicultoras do País”, afirma Ricardo Silveira, presidente da ABIC.

As certificações não têm custo para as empresas interessadas. Para obter a certificação da ABIC, é necessário acessar o site www.abic.com.br/certificação. Já para obter o Selo de Denominação de Origem, é preciso que a indústria adquira o café in natura com o Selo de Origem e Qualidade, e possa utilizar o selo para o café industrializado em sua embalagem.

Mais informações: www.cerradomineiro.org

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures