ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

91ª edição da Semana do Fazendeiro conta com participação da Epamig

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/07/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Até o dia 16 de julho acontece a 91ª edição da Semana do Fazendeiro, evento realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) que conta com a presença da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). No total, pesquisadores da Epamig vão ministrar dez cursos nas áreas de cafeicultura, bovinocultura, hortaliças, flores comestíveis e processamento de alimentos. Interessados em participar e se inscrever deverão acessar o site.

O tema da Semana do Fazendeiro deste ano é “Novos tempos: reconstruindo saberes e ações”. Devido às medidas de restrição necessárias ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, o evento acontece de forma on-line. Segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UFV, a Universidade e as instituições parceiras estão se preparando para realizar a Semana do Fazendeiro com a mesma qualidade das edições presenciais.

Cafeicultura

A pesquisadora da Epamig, Waldênia de Melo Moura, ministrará um curso sobre produção de mudas de café orgânico na quarta-feira (14), às 8h. A ementa do curso contempla a escolha de locais para instalação de viveiros de mudas orgânicas, modos de preparo de substratos, seleção e transporte de mudas.

Bovinocultura

O pesquisador da Epamig, Daniel Sobreira, será responsável por ministrar dois cursos na área de bovinocultura na terça-feira (13), um às 14h e outro às 18h30. O primeiro curso vai abordar o diagnóstico e o controle da tripanossomose bovina, doença que cresce cada vez mais em todo o País e acomete rebanhos de leite e de corte.

Já o segundo curso falará da situação atual e das perspectivas para vacina contra carrapatos em bovinos. O pesquisador fará um breve histórico sobre as vacinas contra carrapatos, os principais métodos de controle e a importância de medidas auxiliares. Além disso, Sobreira vai relatar experiências com a Gavac, vacina cubana disponível no mercado, comentar o desenvolvimento de novas vacinas e as perspectivas para usos em larga escala.

Hortaliças

Interessados no cultivo de hortaliças poderão participar de três cursos ministrados por profissionais da Epamig. A pesquisadora Wânia Neves vai falar sobre manejo de doenças em hortaliças no próximo dia 19 de julho, às 8h, e sobre cultivo de hortaliças em pequenos espaços, no mesmo dia, às 14h.

Os modos de cultivo em pequenos espaços oferecem possibilidades de produção de alimentos e geração de renda extra para uma série de famílias em Minas Gerais. Nos cursos, além do cultivo de hortaliças, Wânia vai abordar os tratos com plantas medicinais, aromáticas e ornamentais.

Também no dia 19, às 10h, a pesquisadora da Epamig Maria Regina de Miranda vai ministrar um curso sobre hortaliças não convencionais, com ênfase no ora-pro-nobis, planta nativa do Brasil ainda pouco conhecida pela população, embora seja encontrada do Sul ao Nordeste do País.

Flores comestíveis

A pesquisadora da Epamig, Izabel Cristina dos Santos, será responsável por ministrar um curso sobre flores comestíveis. O curso será oferecido também no próximo dia 19 de julho, às 14h. De acordo com ela, suas falas serão pautadas nos cuidados no consumo, identificação correta das espécies, conservação pós-colheita, sistema de produção, pragas e as plantas tóxicas mais comuns no Brasil.

Processamento de alimentos

Neste ano, na Semana do Fazendeiro, a Epamig vai ofertar três cursos sobre processamento de alimentos na área de queijos. Na terça-feira (13), às 18h30, o pesquisador Paulo Henrique Paiva vai conduzir uma conversa sobre higienização de unidades produtoras de queijos artesanais. Além disso, o curso vai contemplar a avaliação da eficiência de procedimentos em queijarias e os custos de produção.

Já na quinta-feira (15), às 18h30, a pesquisadora da Epamig, Denise Sobral, vai falar sobre princípios básicos da fabricação de queijos. De acordo com Denise, o curso vai abordar todas as etapas de fabricação de queijos, desde a qualidade do leite até a maturação do produto.

No dia 19, às 8h, a pesquisadora Valdeane Cerqueira vai ministrar um curso sobre boas práticas agropecuárias na produção de queijos artesanais. Entre os temas que serão abordados estão os aspectos legais, os perigos associados à produção e ao processamento de leite, a saúde dos trabalhadores, a higiene, o controle da matéria prima e do fluxo de produção, manuais, procedimentos, auditorias e fiscalizações.

As informações são da Ascom/Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures