ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Produtores marcam presença na Semana Internacional do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 31/10/2017

0
0
Por Camila Cechinel

Durante a Semana Internacional do Café (SIC), que ocorreu de 25 a 27 de outubro, centenas de produtores visitaram o Expominas, em Belo Horizonte (MG), em busca de conhecimentos e mais informações sobre o mundo do café. Com uma programação voltada para todos os segmentos, da lavoura ao consumidor final, a SIC atraiu cafeicultores de diversas regiões do país.

Foto: Produtor Lanúcio de Souza Rodrigues
                    Foto: Produtor Lanúcio de Souza Rodrigues/ Caparaó 

O produtor Antônio Marcos Xavier, da região do Caparaó (MG), conheceu a Semana Internacional do Café pela primeira vez este ano. Ele, que ficou os três dias na feira, contou que achou o evento um espaço muito importante para quem vive e trabalha no campo: "visitei vários estandes porque estava à procura de compradores de café especial. Achei muito interessante a ocorrência de cursos e palestras simultâneas envolvendo o mundo cafeeiro, com baristas, degustação e pós-colheita", disse.
Já o cafeicultor Jueselito do Amaral, produtor da Forquilha do Rio, região da Espera Feliz (MG), participou da SIC pela terceira vez. Para ele, o evento foi muito bom e melhor que 2016. "O cadastramento foi a melhor coisa, pois praticamente não teve fila. Além disso, muitas variedades de máquinas foram expostas no pavilhão. Vi bastante estrangeiro na SIC", comentou.
Lanúcio de Souza Rodrigues, produtor de Pedra Menina, no Espírito Santo, concorda com a opinião de Amaral, quando diz que a SIC deste ano foi melhor que a do ano passado, com um maior número de expositores, fluxo de pessoas e mais negociações.  Para ele, é até difícil dizer a melhor coisa da Semana Internacional do Café 2017, mas a principal mudança foi o modo das pessoas votarem nas garrafas do Coffee of The Year: "nos anos anteriores uma única pessoa dava de 3 a 4 votos. Este ano, com a identificação do crachá, o voto era único", explicou.

Presente em outras edições da SIC, o produtor Henrique Palma Neto, de Cabo Verde, no Sul de Minas Gerais, achou o evento muito interessante, com  opções e oportunidades para toda a cadeia produtiva, com novos equipamentos e tecnologia avançada a disposição do produtor e de empresários do ramo, palestras e minicursos de alta qualidade, além do contato de produtores e compradores nas rodadas de negócios e salas de Cup.

"Tive um lote na mesa de Cup do Coffe of the Year, representando meu estado. Como produtor, isso foi o mais legal de tudo. Também fiquei na torcida por amigos que concorriam e esperavam uma boa colocação no resultado final do COY", disse. 

Além do Coffee of The Year 2017 e da 6ª Copa Barista, grandes eventos esperados pelo público, uma das programações mais aguardadas pelos visitantes da SIC foi o Fórum da Agricultura Sustentável, que reuniu os principais profissionais do setor para debater ações realizadas na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.