carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Agenda do produtor

Expocafé apresenta tecnologia de ponta para a cafeicultura

Por Equipe CaféPoint (CaféPoint)
postado em 18/05/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Por Camila Cechinel

A 20ª edição da Expocafé, maior feira agropecuária voltada para o café no Brasil, iniciou as atividades na manhã da última quarta-feira (17), no campo experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas. Com a expectativa de gerar R$200 milhões em negócios prospectados, a feira foi antecipada em cerca de 20 dias para que os produtores pudessem conferir as novidades antes do início da colheita. 

Foto: Camila Cechinel/Café Editora
                                      Foto: Camila Cechinel/Café Editora 

Na mostra, os cafeicultores conhecem o que há de mais moderno em equipamentos, serviços e insumos voltados para a atividade. Com mais de 150 expositores espalhados em uma área de 14 mil m², há uma grande diversificação de produtos em exibição, indo desde variedades de café adequados às características regionais, até tecnologias de ponta para o plantio, colheita e pós-colheita

A Pinhalense, presente no evento desde a primeira edição, lançou na feira a recolhedora de café Terrena, máquina tracionada que recolhe o café do solo. Pela tecnologia embarcada, ela dispensa a esteira e realiza o recolhimento com cabos de aço que permitem que, independente do declive ou do perfil da propriedade, a colheita não seja comprometida. 

"A expectativa de venda na feira sempre foi muito boa. A Terrena, em especial, está com uma visitação muito forte. Acredito que essa máquina será um estouro de venda", disse o diretor comercial, Cláudio Nogueira. Vale lembrar que o equipamento custa R$89 mil

Foto: Camila Cechinel/Café Editora
                                         Foto: Camila Cechinel/Café Editora

Outros grandes lançamentos da Expocafé são o Despolpador Eco Zero, o Secador Estático e o Amontoador Hidráulico para terreiro da Palini &Alves. As duas primeiras tecnologias já estão sendo comercializadas desde fevereiro. A última, está pela primeira vez no mercado. 

"A aceitação dessas máquinas pelos cafeicultores é surpreendente. O pessoal está gostando muito, vem despertando o interesse", comentou o diretor de vendas, Carlos Palini, acrescentando que a nova geração de produtores busca mais tecnologia que os mais velhos. "A busca pela mecanização agrícola não tem mais volta. Todo mundo tem que produzir cada vez mais, com menor custo e mais qualidade", completou. 

Foto: Camila Cechinel/Café Editora
                                    Foto: Camila Cechinel/ Café Editora

Para o secretário da Agricultura de Minas Gerais, Pedro Claudio Coutinho Leitão, a Expocafé é um exemplo de transferência de tecnologia. Este ano, com a pavimentação asfáltica do local, realizada pelo governo mineiro, a expectativa é de "avançar". 

"A feira é muito importante para a cafeicultura brasileira. Ninguém faz um evento desse sozinho. O café mexe com a vida de muitas pessoas e tudo que a gente precisa é unidade em torno dele", explica. 

Foto: Camila Cechinel/Café Editora
                                    Foto: Camila Cechinel/Café Editora 

Nesta quinta-feira (18), até às 17h, será realizada a dinâmica de máquinas na lavoura cafeeira do local, onde produtores poderão conferir o funcionamento das tecnologias. Na programação, também será possível participar de pequenos cursos sobre “Cultivares de café e produção de mudas para sistema orgânico”, ministrado pela pesquisadora Waldênia Moura, e “Elaboração de vinhos finos no Sul de Minas”, por Isabela Peregrino. 

Sobre a Expocafé


Criada em 1998 pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), atualmente a feira é realizada pela Epamig e pelo Governo de Minas Gerais. A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), membro do Comitê Gestor do evento, chegou a organizar a exposição nos anos 2014 e 2015 e pretende assumir, novamente, as próximas edições. 

"Estamos em uma situação delicada. A UFLA tem intenção de fazer a concessão da marca, mas a Epamig, que é dona do lugar, não. Independente disso, a feira tem que continuar sendo em Três Pontas e ser pensada para o produtor", afirmou o diretor comercial da cooperativa, Marcos Valério Brito. 

Serviço:
Evento: Expocafé 2017
Data: de 17 a 19/05
Horário: das 8h às 18h
Local: Campo Experimental da Epamig - Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem, Km 6 - Zona Rural -Três Pontas (MG)
Entrada: Gratuita
Informações: www.expocafe.com.br 










 

 

Direitos reservados

Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Equipe CaféPoint    São Paulo - São Paulo

Mídia especializada/imprensa

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade