ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Diversificação da produção na cafeicultura familiar

POR ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

ULISSES FERREIRA

EM 18/10/2018

0
1

Por Ulisses Ferreira

Dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 mostram que regiões cafeeiras com predominância da agricultura familiar praticam em sua grande maioria a monocultura do café. Dados analisados mostram um percentual alarmante com mais de 90% das propriedades declarando não possuir outra atividade agrícola que não seja a produção de café, números irrisórios de produtores que têm a pecuária e dados ainda menores de propriedades que têm outros cultivos como hortaliças, frutas ou legumes.

Em tempos de tecnologia avançada no setor cafeeiro, a produção do grão concentra a mão de obra em determinadas épocas, sendo que a colheita está sendo realizada cada vez mais rápida, tratos culturais, como capina, estão sendo semi mecanizados, ou totalmente mecanizados e assim a dedicação do produtor à cultura do café têm reduzido sua demanda por tempo.

Vale lembrar que em período de colheita a dedicação ao produto é essencial e muitas vezes consome todo o tempo do agricultor, principalmente aquele que não conta com funcionários permanentes em sua produção. Sendo essa uma das principais justificativas dos cafeicultores para a monocultura do café.

Entretanto é importante conscientizar agricultores familiares que devido a baixa remuneração do café é preciso buscar outras fontes de renda na propriedade, encontrar formas de diversificação, seja com plantios consorciados, pecuária, agregação de valor a produtos típicos tradicionais, apicultura, horticultura, fruticultura, floricultura, ou seja, alternativas de renda para a manutenção da família no campo com qualidade de vida.

Neste aspecto destaco o papel das associações e cooperativas da agricultura familiar, principalmente àquelas certificadas Fair Trade, é necessário que o cafeicultor tenha orientação e suporte na hora da diversificação. É preciso utilizar o papel organizador e mercadológico da organização e buscar ainda abrir mercados também para o produto da diversificação.

É fato que muitos desses produtos não trazem renda para a organização, mas fazem a diferença para o orçamento das famílias associadas e, afinal, o objetivo dessas organizações não é a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade?

Esses dados precisam e devem ser estudados para o planejamento das atividades no campo, certamente são dados que mostram potencialidades e necessidades na cafeicultura familiar e um retrato da competitividade dos municípios.

Regiões tradicionalmente onde a diversidade acontece como Venda Nova do Imigrante ES e Andradas MG o desenvolvimento do município é medido em um PIB per capta elevado, e conhecendo esses município sabemos que são realmente localidades onde há melhor qualidade de vida, mesmo a diversificação não acontece em todas as propriedades, muito longe disto.

Ainda vale ressaltar que a competitividade das atividades secundárias é muito baixa, em muitos casos, beirando uma produção de subsistência, o que demonstra a lacuna da cafeicultura nesta direção e serve de alerta para técnicos e instituições de fomento.

Sei que a diversificação deve ser pensada em conjunto com o mercado, pois produzir todo produtor consegue e o produtor Brasileiro produz com qualidade e eficiência, porém acessar o mercado é o grande gargalo da diversificação, fica assim a dica!

ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

Administrador, especialista em cafeicultura sustentável, Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botelhos e consultor de associações e certificações agrícolas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.