ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Andradas-MG declara apoio ao Movimento de Comércio Justo e Solidário

POR ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

ULISSES FERREIRA

EM 31/10/2016

1
0
Por Ulisses Ferreira*

Com aproximadamente 40 mil habitantes o município de Andradas, no Sul de Minas, é o mais novo membro da rede mundial de Cidades de Comércio Justo e Solidário / Fairtrade Towns ao todo são mais de 1800 cidades em 35 países que buscam criar a cultura do consumo consciente e através de ações na comunidade divulgam e valorizam os produtos com a certificação Fairtrade e da Economia Solidária. No Brasil, Poços de Caldas (MG) e Rio de Janeiro (RJ) são as cidades que já contam com esse movimento.

Foto: O'Coffee


Em Andradas o movimento teve início em 2007 quando famílias de cafeicultores das comunidades rurais Gabirobal e Gonçalves decidem criar a Associação dos Cafeicultores Familiares dos bairros Gabirobal e Gonçalves – ACAFEG. O Objetivo da ACAFEG era conquistar a certificação Fairtrade e, assim, buscar parceiros para viabilizar a exportação de cafés e garantir preços mais justos aos excelentes cafés produzidos naquela região.

Já em 2010 a ACAFEG é certificada e tem um crescimento sustentável graças às exportações de cafés especiais dentro do mercado de comércio justo.

Também no município outro movimento que chama a atenção é a Tramas da Terra, cooperativa de artesanato local que, fundada em 2006, hoje exporta seus produtos para países como a França e que tem um reconhecimento interessante no mercado nacional.

Para potencializar esses movimentos e criar a cultura da valorização dos negócios locais, representantes da sociedade estão, com o apoio da Fairtrade Brasil, criando um comitê gestor em Andradas, com o objetivo de divulgar o comércio justo e a economia solidária entre a população e ainda apoiar os movimentos existentes, além de incentivar que novos empreendimentos coletivos sejam criados dentro da lógica do cooperativismo solidário.

O primeiro passo já foi dado com a publicação de Decreto, pelo prefeito de Andradas Rodrigo Lopes, declarando apoio da Prefeitura ao Movimento de Comércio Justo e Solidário. Agora está sendo criado o comitê gestor que terá como responsabilidade a definição das estratégias para atingir os outros objetivos da campanha.

Veja quadro a seguir:

As cinco principais metas para uma Cidade de Comércio Justo e Solidário // Quadro: Ulisses Ferreira

Tais como: ter produtos de comércio justo e solidário disponíveis para a população de Andradas; ter empresas consumindo internamente produtos de comércio justo e solidário em seus escritórios; e ter ações de mídia e eventos para a divulgação do conceito de comércio justo e solidário.

Com o crescimento do movimento de cidades de comércio justo no Brasil, famílias de agricultores, voluntários e pessoas engajadas esperam criar um mercado local para produtores e artesãos, valorizando as associações e cooperativas e dando a oportunidade para que consumidores reconheçam a origem do produto que estão consumindo, podendo assim optar por um consumo consciente.

Iniciativa Nacional busca ampliar o mercado brasileiro para produtos com o selo Fairtrade
A Associação Brasileira de Comércio Justo/Fairtrade - Fairtrade Brasil, iniciativa nacional ligada ao Fairtrade Internacional, busca realizar ações que promovam a ampliação do mercado brasileiro para produtos certificados com o selo Fairtrade. A iniciativa é responsável por licenciar marcas que queiram comprar produtos de associações e cooperativas Fairtrade e utilizar o selo em seus produtos. Além disso, promove ações de divulgação do conceito de Fairtrade e seus benefícios para pequenos produtores antes marginalizados pelo comércio convencional. A Fairtrade Brasil está engajada também em ampliar o número de movimentos de cidades de comércio justo/Fairtrade no Brasil, apoiando as iniciativas locais com suporte técnico para a mobilização dos atores locais.

O que é a BRFair?
A BRFair - Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil é a Rede de Produtores sócia da CLAC, que tem a função de reunir e representar as organizações de pequenos produtores de Comércio Justo do Brasil. Estas organizações são certificadas com o selo "Fairtrade" e, atualmente, seus principais produtos são café, suco de fruta, mel, castanha e soja. Além disso, a maioria delas também possui o selo da agricultura familiar brasileira. A BRFair tem como missão principal apoiar, fortalecer e desenvolver as Organizações de Pequenos Produtores de Comércio Justo no país, assim como sensibilizar a população e divulgar os conceitos, valores e princípios do movimento mundial pelo Comércio Justo.

Saiba como ajudar:
Se você mora em Andradas, pode ajudar comprando em estabelecimentos que aderirem ao movimento de comércio justo, indicando para que mais estabelecimentos façam adesão à campanha ou ainda se juntando nas ações de divulgação do conceito de Comércio Justo e Solidário.


Comece uma Campanha em sua Cidade:
Para iniciar uma campanha é preciso antes identificar os produtos com o selo Fairtrade e da Economia Solidária que podem ser comercializados. Entre em contato com associações e cooperativas Fairtrade e da Economia Solidária e promova esses produtos entre os comerciantes locais. Forme um comitê gestor composto por representantes do setor público, da sociedade civil organizada e ainda por empresários.


No Brasil a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil – BRFair pode indicar associações e cooperativas de agricultores mais próximos a você. E a Associação Fairtrade Brasil pode indicar quais produtos já estão licenciados com o selo Fair Trade para comercialização no mercado nacional.

*Ulisses Ferreira é especialista em cafeicultura sustentável e consultor de associações e certificações agrícolas

ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

Administrador, especialista em cafeicultura sustentável, Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botelhos e consultor de associações e certificações agrícolas.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EUGENIO JOSE GONÇALVES

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 19/11/2016

Boa Novidade para nós do Suldeminas, mais uma city in fairtrade!!