ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialista em cafeicultura conhece sócio fundador da Coopeavi

POR ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

ULISSES FERREIRA

EM 13/06/2017

2 MIN DE LEITURA

2
0
Por Ulisses Ferreira*

No final de novembro de 2016 tive a oportunidade de conhecer uma cidade no Espírito Santo chamada Santa Maria do Jetibá. Vencer o medo do deslocamento de avião foi compensador, não pelo fato de conhecer o município que detém o título de segundo maior produtor de ovos do Brasil, também não foi o fato inusitado da cidade ser formada por imigrantes descendentes da Pomerânia, um povo “alemão” cujo território está localizado entre as atuais Alemanha e Polônia, e olha que isso foi realmente diferente, também não foi o fato de conhecer uma cooperativa espetacular, com mais de 11 mil cooperados entre avicultores, cafeicultores e horticultores. Mas afinal, o que me chamou a atenção?

Foto: Felipe Gombossy/Café Editora
                                 Foto: Felipe Gombossy/Café Editora

O que mais fez a viagem valer a pena foi a oportunidade de conhecer, em uma breve troca de palavras, o senhor Argeo João Uliana, sócio fundador da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), ex-presidente e atual diretor comercial da cooperativa, um senhor com uma vitalidade fantástica, chegando logo cedo para se inteirar dos assuntos de sua empresa. 

O que para muitos poderia ser apenas uma prosa no café da recepção, para mim foi algo marcante, pena que não registrei com uma foto. No momento tive um sentimento de valorização da história, estava ao lado de uma pessoa que com trabalho, suor, inteligência e boa vontade fez muito, por muitos, acreditou em um sonho e em conjunto com outros parceiros foi capaz de fundar uma cooperativa e e vê-la crescer.

Este sentimento só se fez aumentar durante o dia, pois via - nas palavras de Giliarde Cardoso, gerente do negócio, no livro lançado pela cooperativa em comemoração aos 50 anos, nas praças, e nas palavras de outros integrantes da marca- algo que poucas vezes temos a humildade de fazer, que é reconhecer o passado, de aprender com os mais velhos e saber agradecer a contribuição de cada um.

Que pena que somos um povo que não valoriza o passado, que ótimo que a Coopeavi valoriza o seu, que bom que o povo Brasileiro/Capixaba/Pomerano tem aulas de pomerano nas escolas de Santa Maria do Jetibá, que maravilha deve ser a festa típica realizada na cidade.

Querer construir o futuro sem respeitar o passado é o mesmo que construir uma fortaleza sem alicerce, sem a base.

Dentro de instituições isso deve ser muito forte, essa regra deve estar presente em seus valores centrais, pois diretorias passam e a instituição fica, cada um deixa sua contribuição, não é preciso tentar destruir algo que passou para mostrar o seu valor, ao contrário, o verdadeiro valor está em ter a humildade de saber que se você assumiu aquela posição hoje - com seus problemas e suas potencialidades - é porque antes muitos passaram.

Essa regra é fundamenta, para todos. Quem dera políticos pudessem seguir essa verdade, o Brasil estaria certamente mais forte, mas como isso é sonho, que seja realidade para cooperativas e associações FairTrade da agricultura familiar, que possamos aprender com a Coopeavi.

*Ulisses Ferreira é especialista em cafeicultura sustentável e consultor de associações e certificações agrícolas
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

Administrador, especialista em cafeicultura sustentável, Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botelhos e consultor de associações e certificações agrícolas.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ULISSES FERREIRA DE OLIVEIRA

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/11/2017

Obrigado Marly, digo ainda que é preciso uma construção coletiva de um ideal para nosso país!

Assim como associações e cooperativas de sucesso nos ensinam que é possível!
MARLY ULIANA

EM 16/06/2017

Parabéns por divulgar que o trabalho, o ideal e a construçao coletiva de um ideal, nesse pais, pode e dá certo, basta trabalhar.

Marly Uliana- Vitória-ES

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures