ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Mucilagem do grão

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 30/01/2019

0
0

A mucilagem do grão do café é uma camada viscosa, rica em açúcares, situada entre a polpa e o pergaminho. Segundo o livro Guia do Barista – da origem do Café ao Espresso Perfeito, de Edgard Bressani, a mucilagem do grão é uma camada de 0,5 a 2 mm de espessura.

A remoção da mucilagem do grão despolpado pode ser realizada por processos enzimáticos (fermentação), por agentes químicos e por meios mecânicos (café desmucilado). Este café tem grande aceitação no mundo todo.

Este é um processo espontâneo, provocado por microorganismos. Costuma durar entre 18 e 36 horas (às vezes mais) e é fortemente influenciado, entre outros fatores, pela temperatura ambiente. A fermentação ocorre em tanques de alvenaria, onde o café é depositado.

O fruto estará em condições de ser lavado quando a mucilagem se desprender (algo que pode ser verificado pelo tato). Após a lavagem, ele será espalhado no terreiro para a secagem. Os cafés colombianos são processados dessa maneira. São mais suaves – têm menos doçura e corpo – e apresentam uma acidez maior.

O processo de desmucilagem conta com uma redução significativa no consumo de energia, mão-de-obra e tamanho das instalações e equipamentos necessários nas etapas posteriores de secagem, armazenamento e beneficiamento do café.

Uma das vantagens de se realizar a desmucilagem do café é a obtenção de lotes mais homogêneos, o que facilita a etapa de secagem e permite maior controle sobre a qualidade final do produto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.