FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Cafeeiros catucai amarelo têm menor diâmetro de copa

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 05/05/2016

22
0
Por José Braz Matiello, S.R. de Almeida e Iran B. Ferreira,Engos Agros Mapa e Fundação Procafé e C.H. S. Carvalho- Pesquisador Embrapa-café e Jairo Carvalho Filho, Eng Agr estagiário Fundação Procafé

As cultivares de café catucai amarelo, especialmente as duas mais plantadas, a 24-137 e a 2SL, apresentam cafeeiros com menor diâmetro de copa. Eles crescem mais “finos”, mais esguios e, por isso, não favorecem o fechamento da lavoura. Por essa característica e por sua capacidade de frutificação em ramos mais sombreados, podem, assim, serem plantados com menores espaçamentos nas ruas e, também, se adaptam a plantios adensados.

A cultivar catucai amarelo foi desenvolvida por técnicos do ex-IBC, hoje no Mapa-Fundação Procafé, a partir de 1985, com seleções, em diversas gerações, sobre um híbrido natural entre o catuai e o icatu.

Outras vantagens demonstradas pela cultivar catucai amarelo são as seguintes:

a) Boa capacidade produtiva, semelhante e até superior ao padrão catuai, mesmo este recebendo controle da ferrugem. Dentre as seleções, a cultivar 24/137 tem sido a mais produtiva, nos ensaios mostrando boa adaptação às diferentes regiões cafeeiras do pais.

b) Boa tolerância à ferrugem, apresentando infecções menores e podendo a doença ser controlada com uma só aplicação.

c) Boa tolerância à Phoma/Ascochyta, especialmente das cultivares 20-15 cv 479 e 2 SL, o que favorece o seu cultivo em regiões de altitudes mais elevadas, mais frias e úmidas.

d) Maturação dos frutos mais uniformes e semi precoce, facilitando a colheita e a qualidade.e) Apresenta facilidade de floração em condições onde o sress hídrico não é bem defindo. f) Os cafeeiros podados apresentam ótima capacidade de brotação, seja no esqueletamento, seja na recepa, se adaptando bem ao sistema safra zero. g) Apresenta ótima recuperação após safras altas.

As desvantagens observadas na cultivar dizem respeito à sua maior facilidade de tombamento das plantas, devido ao seu tronco mais fino e muita produção nos ponteiros. Também, tem sido verificado maior ataque de cercospora, provavelmente em função de sua maturação mais igualada e precoce.
Para contornar o problema de tombamento a melhor alternativa tem sido o decote após 3ª - 4ª safra, visando reduzir a altura e promover maior engrossamento do tronco. Para a cercosporiose pode-se incluir um fungicida protetivo (cúprico ou estrobilurina) nas pulverizações e trabalhar com melhores níveis de N na adubação, especialmente antecipando as parcelas, devido à maturação mais precoce e igualada, assim, também, concentrando a exigência nutricional. Em espaçamentos adensados e no sistema de safra zero estes problemas não aparecem.

Em avaliações feitas em lavouras adultas, com mais de 6 anos, tem sido observado que o diâmetro de copa de cafeeiros de cultivares catucai amarelo tem ficado em torno de 0,5 m a menos do que nos da cultivar catuai.


Cafeeiros da cultivar Catucai Amarelo 24-137, com arquitetura de copa mais fina, com menor diâmetro de saia e plantas mais esguias. Na 2ª safra em Varginha.



Detalhe da maior uniformidade de maturação dos frutos da cultivar catucai amarelo 24-137

22

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 15/07/2019

Olha, não sei por que vermelho, mas se insiste, temos a Catucai Japy e a Catucai 785-15, ambos vermelhos. No caso indicaria, melhor, o espaçamento de 3 x 0,5 m, ao invés de 2,6 x 1,0 m. Matiello
RONALDO L DE SOUZA

EM 15/07/2019

José Brás Marinelli,qual a melhor variedade vermelho para 900 metros de altitude? Para um espaçamento de 2.6 x 1.0?
LUIS FERNANDO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/05/2019

Qual são as 3 melhores cultivares de café para Manhuaçu-MG
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 01/03/2019

Altitude de 1600 m é complicado, pois o café dá inúmeras floradas e amadurece desigual e tardiamente. Dependendo do local, se mais ao sul ou norte, nessa altitude, no Brasil, os resultados de cultivo de café são quase inexistentes. A variedade deve ser tolerante a Phoma e a Pseudomonas e , de preferencia, deve ser de maturação precoce. Tenho a indicar a IAC125 ou IBC12, e a Catucai amarelo 20-15 cv 479. Plante um pouco só, por enquanto, e proteja bem com quebra ventos. Matiello
IGOR FIGUEIREDO

EM 01/03/2019

Qual é melhor cafe pra planta em 1600 metros de altitude o 2sl ou 24/137?
LARISSA DA ROSA EMERICH LACERDA

EM 16/01/2019

Oi. Meu nome é Luis. Gostaria de uma opinião por quem entende do assunto. Qual o melhor café para ser plantado em uma propriedade de altitude de 1.200 metros. Levando em consideração produtividade e qualidade.
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 16/01/2019

Olá Larissa! Talvez no seu caso seja melhor o Catucaí Amarelo, que amadurece mais cedo.. Mas existem outras variedades que também são boas e resistentes à doenças, porém possuem maturação tardia. Aconselhamos que você procure a Fundação Procafé para tirar sua dúvida, eles podem te aconselhar melhor. :) www.fundacaoprocafe.com.br
DANILO FRINHANI SOARES

EM 06/03/2018

Tenho uma propriedade de 350 m de altitude,plantei 3 hectares de Acauã novo. Gostaria de saber se o catucai 2 SL se adapta a essa altitude?
MAIKEL DA SILVA SIMÃO

MUTUM - MINAS GERAIS

EM 22/12/2016

Tenho essa cultivar de catucai 24-137 plantado em altitude de 500 m  em um espaçamento de 2.5 x0.60  irrigado e ela produzindo media de duas colheitas 120 a 130 sacas por hectare porem tem que ser toda escorada pois nao suporta o peso da copa com alta produçao.
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 26/07/2016

Clauber



        Vou procurar te fazer uma recomendação segura, baseada na minha experiência e em trabalhos que fiz recentemente para o curso de pós graduação em cafeicultura.

        Em áreas de maior altitude o café tem maturação mais tardia e isso dificulta bastante um uso mais intensivo de podas, que é necessário em plantios adensados. Na minha opinião você pode usar essa cultivar catucaí 24-137, que é muito boa e tolerante a ferrugem. Só que nessas áreas deve plantar mais espaçado de rua, três metros ou mais, e na linha pode plantar a partir de 0,80 metros, mas se vai colher com derriçadeira semimecanizada te aconselho que plante de 1,00 a 1,20 entre plantas. Dessa forma o apanhador terá mais facilidade pra transitar por entre elas, haja vista que eles costumam apanhar duas ou mais linhas de uma vez. Plantas muito próximas dificultam a colocação dos panos.

        Outra coisa, numa lavoura mais espaçada você fará podas apenas para corrigir a altura, e quando necessário um esqueletamento longo, que responde melhor em ruas mais largas.



Abração: Braga        
PEDRO SOUZA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/02/2018

Ta muito errado
cafe funciona assim
ESPAÇAMENTOS:
2,5 a 3,0m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para safra zero a cada 2 anos

3,5 a 4,0m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para ficar menos tempo sem podas

1,6 a 2,5m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para sistema adensado ou eliminado uma linha ficando mecanizado.
isso e 100% recomendação procafe e jose bras matiello.
todo cafe e variedade deve ser plantado 0,5 entre plantas para que estrese menos pela garga e aumente a produtividade , da mais resistencia a periodos secos melhor aproveitamento de adubos melhor colheita mecânica, e melhor brotamento pós poda .

sege a dica e tenho lavouras mundo novo plantadas 3,8 /0,5 dando em media 68 cacos por hectare , no sistema safra zero .
PEDRO SOUZA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/02/2018

Ta muito errado ai mas desculpa
cafe funciona assim
ESPAÇAMENTOS:

2,5 a 3,0m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para safra zero a cada 2 anos

3,5 a 4,0m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para ficar menos tempo sem podas

1,6 a 2,5m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para sistema adensado ou eliminado uma linha ficando mecanizado.

isso e 100% recomendação procafe e Jose Brás Matiello.

todo cafe e variedade deve ser plantado 0,5 entre plantas para que estrese menos pela garga e aumente a produtividade , da mais resistencia a periodos secos, melhor aproveitamento de adubos, melhor colheita mecânica, e melhor brotamento pós poda(pois a planta estresou menos pela carga anterior) .

segue a dica e tenho lavouras mundo novo plantadas 3,0 /0,5 dando em media 68 sacos por hectare , no sistema safra zero . as variedades acauã, arara e catucais vão melhor nesse espaçamento e tem se mostrado mais vantajosa e produtiva que variedades mais antigas.
EM RESPOSTA A PEDRO SOUZA
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 15/02/2018

Caro colega Pedro!

Entendo o seu ponto de vista e acredito que funcione na maioria das vezes. No entanto, cafeicultura não tem receita de bolo, é preciso conhecer as variáveis como microclima e perfil do produtor principalmente. Na recomendação que fiz ao colega Clauber procurei ser cauteloso pois ele disse que a área é ingrime e consequentemente todo o serviço deve ser feito manualmente. Com essa recomendação certamente as produções dele não serão tão boas quanto as suas, mas provavelmente os custos serão menores.

Abração!
CLAUBER A FARIA

JACAREÍ - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/07/2016

Caro Adelber.



Obrigado pelas observações. A áres é duas separadas, de 3 hectares cada. Total 6 ha. Esta na região de Carmo de Minas, com uma altitude na faixa de 1100m. O terreno ingrime, com historico de plantação de café, mas sem pragas. Lá tem um solo bem analisado, com pouco a ser acertado. A face do terreno é boa, sem sombreamento. A mão de obra não é mecanizada e a irrigação natural. Estou procurando agronômos com a mesma plantação na região.
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 23/07/2016

Caro Clauber Faria



        Sua pergunta parece simples mas não é. Tudo depende. É preciso saber o tamanho da área a ser plantada, que tipo de manejo pretende adotar (manual ou mecanizado), como vai ser a colheita, se vai ter irrigação, se a área é plana ou montanhosa, disponibilidade de mão de obra entre outros.

        Só com essas informações é possível fazer alguma recomendação segura e sensata. Não copie ninguém e principalmente não arrisque algo que não conheça. O cafeeiro é uma planta perene e de implantação onerosa. Uma escolha mau feita pode causar sérios prejuízos que muitas vezes são irreversíveis. Procure um consultor de sua confiança e procure estudar mais a respeito do que mencionei acima.

       Abração: Braga
CLAUBER A FARIA

JACAREÍ - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/07/2016

Boa tarde.



Estou iniciando no plantio de café, e escolhi o CATUCAI AMARELO. Peço desculpas antecipadamente se acaso for simples demais.



- Qual o espaçamento que devo usar, 0,70 ou 0,80. E a rua o que aconselham ?




PEDRO SOUZA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/02/2018

ESPAÇAMENTOS:
2,5 a 3,0m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para safra zero a cada 2 anos

3,5 a 4,0m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para ficar menos tempo sem podas

1,6 a 2,5m na rua e 0,5 m na Linha entre plantas; para sistema adensado ou eliminado uma linha ficando mecanizado.

isso e 100% recomendação procafe e jose bras matiello.

todo cafe e variedade deve ser plantado 0,5 entre plantas para que estrese menos pela garga e aumente a produtividade , da mais resistencia a periodos secos melhor aproveitamento de adubos melhor colheita mecânica, e melhor brotamento pós poda .

sege a dica e tenho lavouras mundo novo plantadas 3,8 /0,5 dando em media 68 sacos por hectare , no sistema safra zero .
NILO LEONARDO FILHO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/05/2016

meus  agradecimentos  ao Jairo de Carvalho e ao Luis Henrique
LUIS HENRIQUE ALBINATI

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS

EM 07/05/2016

Prezado  Sr.Nilo, temos como referencia nossa Lavoura de Catucai Amarelo com 9 anos, implantará a 1100m de altitude , onde trabalhamos com espaçamento de 0,8 x 2,60 com um bom resultado tanto na produtividade quanto na qualidade do grão. Nunca tivemos ocorrência de cercospora e o controle da ferrugem é muito fácil devido à resistência da planta. Exige-se no entanto uma adubação mais efetiva e criteriosa face a alta produtividade e responde muito bem ao esqueletamento , no caso de safra zero. Percebemosc também que essa cultivar é muito sensível  ao stress hídrico prolongado , o que traz significativas perdas de produção.
JAIRO DE CARVALHO FILHO

ALFENAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 06/05/2016

Nilo, você encontra essa semente pra vende na Fundação Procafé, liga no (35)3214-1411 para mais informações. Abraço
NILO LEONARDO FILHO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/05/2016

Senhores  ,  boa  tarde  , onde  encontro  sementes  desta  variedade ???  o  espaçamento parece  ser  de  1 metro por pe ,  e  dois  de beco  , esta correto ????  obrigado
ADELBER VILHENA BRAGA

CAMPESTRE - MINAS GERAIS

EM 06/05/2016

O catucaí 24-137 se apresenta como uma ótima alternativa para a cafeicultura de montanha. Além de vigoroso, muito produtivo e tolerante a ferrugem, tem arquitetura mais esguia, ou seja, concentra sua produção em uma área menor. Isso tem duas grandes vantagens: A primeira é que plantado no mesmo espaçamento que outras variedades ele permite uma insolação maior, dando mais sanidade as plantas, maior uniformidade de maturação e mais espaço para o transito e realização dos tratos culturais. A segunda vantagem é que por concentrar a mesma quantidade de frutos em uma área menor e por ser tolerante a ferrugem, pode ser plantado mais adensado, aumentando assim a produtividade por área. Isso em dias de terras caras e falta de disponibilidade de novas áreas é uma vantagem competitiva que pode fazer toda diferença ao final do exercício.