ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Região do Cerrado Mineiro premia os melhores lotes de café da safra

PRODUÇÃO

EM 14/11/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Com o objetivo de homenagear os produtores responsáveis pelos melhores lotes de café da safra, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado realizou o V Prêmio Região do Cerrado Mineiro, na última sexta-feira (10), em Uberlândia, Minas Gerais. Os cafés campeões tiveram notas expressivas, ultrapassando os 90 pontos em qualidade, e encantaram em aroma e sabor. 

Foto: Categoria Natural: Eduardo Andrade (irmão de Ismael Andrade); Evandro Sanchez e Fellipe Pacheco (representando Érika Urban)
                                                 Foto: Divulgação

Este ano foram selecionados os 20 melhores cafés cereja descascado e os 30 melhores naturais, referentes as duas categorias do Prêmio. Em 2017, o concurso passou por diversas etapas, com a coordenação da Savassi Certificação e auditoria da Safe Trace:

- Um grupo de Q-Graders fez a seleção dos 50 melhores cafés, em uma base de 200 amostras;
- Visitas foram feitas às fazendas de cada finalista para realizar uma avaliação dos critérios ético e de rastreabilidade;
- Os lotes classificados foram enviados para a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), onde passaram por uma conferência;
- Um novo time de especialistas em avaliação de cafés foi responsável por ranquear as bebidas em uma nova rodada de provas, segundo a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCA).

Na categoria cereja descascado, o primeiro lugar ficou com o produtor Fausto Velloso, da Fazenda São Luiz, em Carmo do Paranaíba (MG). O café, da variedade catuaí vermelho, obteve 89,08 pontos na avaliação sensorial e 100% de aproveitamento nos critérios ético e rastreável. Destaque para o sabor melão, chocolate, limão, frutas vermelhas, cereja, caramelo, morango, frutado e biscoito maisena.

Para o vencedor, o Prêmio pertence a todos os colaboradores da São Luiz Estate Coffee e a sua família: " este prêmio se tornou importante para toda a cafeicultura, não apenas para o Cerrado Mineiro. Ele nos dá a possibilidade de nos conectar a outros produtores, trocarmos experiências e continuarmos sempre aprendendo” disse. 

Já no segmento natural, o campeão foi o estreante Evandro Sanchez, da Fazenda Dois Irmãos, do município de Coromandel, em Minas Gerais. A propriedade obteve 100% de aproveitamento nos critérios ético e rastreável e na avaliação sensorial 90,29 pontos. O catuaí amarelo se destacou com sabor de caramelo, bala de laranja, pão de mel, frutas vermelhas, frutado, rapadura e baunilha.

De acordo com Maria Gabriela Baracat Sanchez, filha do campeão, a vitória dá a certeza de que eles estão no caminho certo e os deixa ansiosos para que a próxima colheita tenha grãos tão bons quanto esta: "o Prêmio é a soma de dedicação e amor no que se faz, seguido de uma equipe altamente preparada, qualificada e comprometida em fazer o melhor processo de produção desde a colheita, selecionando grão a grão até ela chegar a xícara”, comentou. 

O Prêmio Região do Cerrado Mineiro é uma realização da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae. A Syngenta foi a patrocinadora master do evento, que contou com o patrocínio do Sistema Sicoob – Crediminas, Rabobank e INTL FCStone.

Comercialização

Os lotes classificados foram comercializados em dois modelos: primeiro, através das vendas antecipadas, onde a maior parte das sacas são vendidas para o mercado interno (cafeterias e torrefações do Brasil), para em seguida estarem à disposição dos consumidores. A segunda forma de comercialização foi o leilão, que este ano comercializou 856 sacas de 60 quilos de café, em 38 lotes.

O Café Cajubá deu o maior lance do leilão, arrematando o campeão da categoria natural por R$2.549,00. A Terra Forte levou o maior número de lotes,10 no total, seguido da 3Corações, com 6 lotes. 

Ao todo, o V Prêmio Região do Cerrado Mineiro movimentou R$873.696,80 com a venda dos lotes nas duas modalidades.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures