ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Colômbia: produção de café pode bater recorde de 14,7 milhões de sacas

PRODUÇÃO

EM 22/11/2017

1
0
Da redação

Se as condições climáticas na Colômbia continuarem favoráveis, a produção de café na safra 2017/2018 pode atingir 14,7 milhões de sacas, avanço de 0,68% na variação atual, segundo análise do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado na última segunda-feira (20).

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                                     Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

Na temporada 2016/2017 a produção colombiana de café alcançou níveis históricos de 14,6 milhões de sacas de 60 kg, como resultado de renovação no plantio e das boas condições climáticas. O relatório atual revisou em 100 mil sacas as expectativas para as colheitas dos ciclos de 2016/2017 e 2017/2018, compostas por grãos do tipo arábica.
“A produção de café na Colômbia está em níveis recordes não vistos desde o início dos anos 90, dado o alto programa de replantio bem-sucedido com variedades resistentes à praga da ferrugem do café e boas condições climáticas”, destaca o documento. A estratégia de recuperação das plantações reduziu a idade média dos cafezais de 15 para 7 anos, colaborando para a melhora da produtividade.

De acordo com a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC), a produtividade média do grão aumentou para 18,2 sacas por hectare, 32% acima da última década, de 13,8 sacas por hectare. Paralelamente, a expectativa do órgão é de que as exportações atinjam 13,6 milhões de sacas na safra atual, praticamente o mesmo desempenho da temporada anterior, estimado em 13,5 milhões de sacas.

Segundo o USDA, a comercialização externa da Colômbia passou a crescer em 2013, quando as lavouras iniciaram um processo de recuperação. Os Estados Unidos são o principal destino dos embarques do grão colombiano, respondendo por 44% do volume exportado. Na sequência estão a União Europeia (25%), Japão (10%) e Canadá (7%). 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIS ENRIQUE ABARCA

EM 23/11/2017

Mi admiración a los colombianos por sus avances en producción de café, que contraste es Nicaragua donde la producción de café e investigación de nuevas variedades solo en sueño existen.