ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ufla marca presença em evento para debate sobre Comércio Justo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/05/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) participou, nos dias 24 e 25 de abril, da VI Jornada de Comércio Justo, Consumo Responsável e Economia Social, na Universidade de Sevilha, na Espanha.

O representante institucional foi o coordenador de Incubadora e Parque Tecnológico (Inbatec/UFLA), professor Paulo Henrique Leme. O evento contou com a organização da cooperativa espanhola Ideas Comercio Justo e teve como marco a campanha “Universidades pelo Comércio Justo e pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A intenção foi promover um espaço de intercâmbio de experiências e ideias entre universidades espanholas e latinoamericanas relacionadas às práticas do Fairtrade, incluindo a comercialização de café.

Leme participou da mesa temática “Universidades Latinoamericanas pelo Comércio Justo: tecendo mudanças. Experiências em políticas e ações a favor do consumo e da produção sustentável”. Na oportunidade, o docente apresentou o que está sendo realizado na Ufla em relação à temática proposta. “Destaquei o acordo de cooperação que será firmado junto à Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR) para que sejamos a primeira universidade de Comércio Justo do Brasil”, declarou.

“De forma específica, enfatizamos os projetos de pesquisa e extensão ligados aos produtores de café de Comércio Justo desenvolvidos no âmbito da UFLA e da Agência de Inovação do Café (InovaCafé). Também apresentamos os projetos da Cafesal, como a Semana Pelo Comércio Justo, quando os cafés de produtores Fairtrade são oferecidos na cafeteria, e a participação da mesma na Semana Internacional do Café, apoiando a BRFAIR na organização de seu estande com a participação de nossos alunos baristas”, relatou.

Como próximos passos para que a Ufla se torne a primeira Universidade do Brasil pelo Comércio Justo, estão previstas a assinatura do Acordo de Cooperação entre Ufla e BRFAIR ainda em 2019, a implementação do Comitê Gestor das atividades pelo Comércio Justo e a realização de novas atividades envolvendo a comunidade acadêmica e os produtores.

O Comércio Justo contribui para o desenvolvimento sustentável ao proporcionar melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado. Trata-se de uma parceria comercial, baseada no diálogo, na transparência e no respeito, visando maior equidade no comércio internacional.

As informações são da Ascom InovaCafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures