ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UFLA desenvolve tecnologia para economia nas lavouras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza um projeto de pesquisa com o tema “Crescimento e produção de cafeeiros fertirrigados conduzidos com diferentes níveis de adubação como forma de estabelecimento de curvas de resposta”, que aponta tendência de maior crescimento e produtividade dos cafeeiros manejados com adubações equilibradas planejadas.

Os trabalhos, em parceria com o Consórcio Pesquisa Café e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), foram feitos em uma lavoura que foi recepada em agosto de 2015 e tem o objetivo de estabelecer curva de resposta do cafeeiro irrigado aos diferentes níveis de adubação, após poda de recepa (tipo de poda drástica que promove o corte baixo do “tronco” da planta, perdendo toda a copa). Tal curva permitirá aos cafeicultores decidirem quanto gastar de fertilizantes em suas lavouras nessa fase de recuperação. “Os níveis de adubação testados foram 10%, 70%, 100%, 130% e 160% de adubo NPK em relação à adubação padrão de 100%”, explicou o chefe do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA), Rubens José Guimarães, que é responsável pelo projeto.

Segundo os especialistas o processo envolveu dois experimentos: no primeiro os níveis de adubação foram diferenciados desde a implantação da lavoura, simulando a implantação em diferentes condições de fertilização; no segundo: a diferenciação da adubação ocorreu apenas um ano após o plantio, simulando a condição de cafeicultores que puderam implantar lavouras corretamente, mas que, depois de um ano, adubaram em função das diferentes condições financeiras.

Com isso foram avaliadas características de crescimento, fisiologia, produtividade e qualidade. As avaliações de crescimento ocorreram em setembro de 2017 e janeiro e maio de 2018. “Com as curvas de regressão que estão sendo traçadas, será possível correlacionar as deficiências nutricionais com as respectivas quedas de produtividade e, consequentemente, as implicações econômicas do estudo”, declarou.

A pesquisa e a tecnologia (em fase de validação) estão servindo de subsídio à tese de autoria do doutorando Thales Barcelos Resende, que será defendida nos próximos meses. Assim, será possível disponibilizar ao setor cafeeiro dados que correlacionam adubação com produtividade, permitindo planejamentos de adubação em função do preço de mercado dos fertilizantes, alcançando economia na produtividade das lavouras.

As informações são da Ascom InovaCafé

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures