ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto Campo Futuro chega ao seu 11º ano

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora o sucesso da parceria com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o projeto Campo Futuro, que já percorreu 27 mil quilômetros, envolveu 290 pessoas, teve 25 painéis de levantamento de custos de produção e 25 boletins gerados em 25 cidades e 9 estados visitados.

A ideia do projeto é aliar a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, riscos de preços e gerenciamento da produção. Segundo o coordenador do projeto no CIM/UFLA, Heitor Parreiras, é a maior base de dados de custos de produção do Brasil, dando base para que milhares de produtores possam tomar decisões assertivas no negócio.

A parceria teve início em 2007 com o levantamento de custos de café. A partir de 2010, a fruticultura tornou-se outro objeto de estudo. Em 2017, as hortaliças também passaram a integrar as competências do projeto na universidade. Ao longo de 11 anos, foram 195 painéis realizados em 14 diferentes estados, além do Distrito Federal. Hoje, 20 diferentes agronegócios são trabalhados pelo CIM: café, 11 frutíferas e 8 hortículas.

O levantamento das informações é realizado através de painéis que ocorrem nas principais regiões produtoras de cada produto, em municípios com significativa participação na produção nacional. O painel consiste em uma reunião técnica in loco, com a presença de produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de federações e da CNA, entre outros, para a definição de uma propriedade modal na região e o levantamento de dados. A partir da coleta, são elaboradas análises mensais acerca dos dados trabalhados no ano corrente. O material é divulgado no site da CNA - https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/?instituicao=cna&tipo-conteudo=boletins.

Segundo o coordenador geral do CIM/UFLA, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o projeto constitui-se também em uma fonte de dados que contribui de forma efetiva para a aproximação da academia com a realidade do mercado.  “Como consequência, cito a geração de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos. Até o momento, foram desenvolvidas, no âmbito do projeto Campo Futuro, cerca de 60 publicações científicas”, contabilizou.

Desde 2015, no final de cada ano, é elaborado um livro de resultados do projeto em conjunto com os centros de pesquisa em todo o Brasil, com lançamento no Seminário Nacional do Campo Futuro, em Brasília/DF. Este ano, o evento ocorrerá em 24 de outubro e contará com nova publicação.

As informações são da Ascom InovaCafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures