ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeira planta de café de "emissão ultra baixa" é prevista para 2019

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/02/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em parceria com o produtor de café norueguês Joh. Johannson, a Bühler, organização de soluções e tecnologias de processos industriais, irá construir a primeira planta de processamento de café de emissão ultra baixa do mundo.

Segundo as empresas, após consideráveis esforços dos processadores para alcançar o abastecimento sustentável de café verde, o foco está cada vez mais definido no processo de fabricação na planta de café. Isso acontece porque este processo consome uma quantidade muito grande de energia: uma fábrica com capacidade de processamento anual de 10 mil toneladas consome aproximadamente 870 kW, equivalente ao gasto de cerca de 100 famílias norueguesas.

Para esta planta de produção de baixo teor de carbono, a Bühler fornecerá tecnologia de processo completa, desde a entrada do café verde até limpeza, blending, torrefação e moagem. Para o processo de torrefação, a organização instalou seu Infinity Roaster com uma unidade de pré-aquecimento e um sistema de recuperação de energia.

O sistema funciona com base na coleta de calor por vários trocadores de calor, permitindo o armazenamento intermediário centralizado da energia liberada pelo processo em tanques de água estratificados por temperatura. A energia armazenada é amplamente utilizada para alimentar o mesmo processo de torrefação e o pré-aquecimento do café verde, mas também pode ser reutilizada para elevar a temperatura do ar frio que entra.

A Bühler disse que esta tecnologia reduz o consumo de energia do processo de torrefação em 50%, o que representa até 80% do consumo total de energia. A instalação planejada terá uma unidade avançada de purificação de gás para sistemas de torrefação: a oxidação térmica regenerativa permite o controle inteligente das correntes de ar, permitindo que o calor seja armazenado e retornado ao processo.

“Toda a planta é operada por um sistema de controle de processo altamente complexo, inteligente e automatizado, que mede a temperatura do produto dentro da câmara de torrefação em intervalos de um segundo e faz pequenos ajustes no processo quando necessário” declarou a Bühler. “Isso produz a máxima precisão do perfil, que tem um impacto direto na consistência de qualidade do sabor do café e na flexibilidade. Apesar de todos os requisitos de sustentabilidade da empresa, nunca houve nenhum comprometimento para a Joh. Johannson no que se refere à qualidade superior e à experiência de gosto inconfundível para os consumidores”, finalizou.

Sobre a novidade, o CEO da Joh. Johannson, Espen Gjerde, disse: “Este projeto reforça nossa competitividade no mercado. O consumo de energia do sistema, reduzido ao mínimo absoluto, não é apenas extremamente sustentável, mas também faz sentido comercial. Nas indústrias de processamento, a energia representa até 10% do custo total. Nós somos agora o único produtor do mundo que pode oferecer aos seus clientes café de alta qualidade produzido o mais amigável possível ao meio ambiente e ao clima, com excelente sabor”.

A planta, que deve produzir até 12 mil toneladas de café por ano, deverá ser inaugurada em meados de 2019.

As informações são do FoodBev.com / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures