ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plantio de café pode ajudar na reabilitação de áreas mineradas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

O processo de reabilitação de áreas mineradas, realizado pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), com o plantio de café, eucalipto, frutíferas e pastagens, é reconhecido por devolver ao produtor rural suas áreas reabilitadas e prontas para o desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias após a extração da bauxita. A empresa mantém uma área experimental para desenvolvimento de estudos de viabilidade dessas práticas, aplicação e monitoramento de bioindicadores e conservação hídrica, em parceria, desde 2008, com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Esse espaço e uma lavoura de café que foi reabilitada pela CBA após a mineração, em São Sebastião da Vargem Alegre, foram visitados pelo gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, o diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Simonésia, Francisco Rodrigues, e a Agente de Desenvolvimento Rural da Associação dos Agricultores Familiares e Artesãos de Miraí (AGRIARTE), Zilda Marta Almeida.

O professor do Departamento de Solos da UFV, Ivo Ribeiro, e a engenheira florestal da CBA, Juliana Paiva, acompanharam a visita e explicaram os processos. Antes de ir a campo, o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, apresentou uma visão geral sobre a mineração na região e sobre os trabalhos ambientais e de sustentabilidade realizados pela empresa. 


Visita à lavoura em área reabilitada

A CBA explicou que as Pesquisas e Desenvolvimentos de Tecnologia da Mineração Sustentável da empresa, realizadas através da parceria valiosa com a UFV, são estruturados em três linhas: Reabilitação Ambiental (Solos), Restauração Florestal (Florestas) e Conservação Hídrica (Hidrologia Florestal) e vem impulsionando transformações positivas no setor mineral.

O diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Simonésia, Francisco Rodrigues, contou que a visita surgiu a partir de uma demanda da entidade. A mineração está em discussão no seu município e o Sindicato está em busca de informações sobre o tema e sua relação com o agronegócio, principalmente a cafeicultura.

Francisco disse que conhecer a experiência foi valioso para ampliar o debate junto aos cafeicultores de Simonésia: “Estamos sempre lutando para buscar recursos, tecnologia e conhecimento que ajude o produtor rural. Ver as áreas mineradas já recuperadas, com lavouras bem tratadas e com perspectiva de alta produtividade foi excelente, e levarei esse conhecimento aos nossos produtores”.

“Esta importante visita do Sindicato de Produtores Rurais de Simonésia e Sistema Faemg Senar em prol de levar para outras mineradoras o conhecimento da CBA de reabilitação ambiental com plantio de lavouras de café em áreas de bauxita exauridas é um exemplo material de que os benefícios de nossa operação estão se propagando por outros territórios. A Mineração Sustentável é o nosso legado”, afirmou o gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade.

Marcos Reis destacou que a visita foi uma oportunidade de aproximação com a CBA, conhecer sua atuação e possíveis demandas que a empresa tenha junto aos produtores rurais para planejar ações conjuntas: “Vimos que a empresa se preocupa em devolver a área produtiva aos produtores rurais e queremos interagir com a CBA para beneficiar esses produtores com cursos, programas especiais e com a nossa assistência técnica e gerencial”.

O gerente também reforçou que é de interesse do Sistema Faemg Senar apoiar as ações de cuidados com o meio ambiente, preservação e ações sociais que a empresa desenvolve nas comunidades em que atua.

As informações são do Sistema Faemg Senar.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures