ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa quer saber como está a qualidade do café canéfora produzido no País

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/03/2018

3 MIN DE LEITURA

0
1

Atualizado em 06/03/2018

O café é um alimento, sendo a bebida mais consumida no mundo. Neste sentido, para sua produção, é preciso ir além da busca por produtividade no campo e a qualidade sensorial – sabor e aroma. Deve haver também a preocupação com a presença de contaminantes nocivos à saúde humana.

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), apoia a continuidade das pesquisas da Embrapa Rondônia em colheita e pós-colheita do café, com foco em análises que demonstrem a relação desta etapa de produção com os níveis de micotoxinas, ou seja, substâncias tóxicas produzidas por fungos, indesejadas para o consumo.

“Quando falamos em qualidade do café, pensamos logo no sabor e no aroma, mas há algo muito importante que passa despercebido: a possibilidade de contaminantes nos grãos, como a ocratoxina A, que pode ocorrer, principalmente, nas etapas de secagem e armazenamento”, explica o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves.

Com esta parceria, será possível custear as análises de 300 amostras coletadas nas principais regiões produtoras do estado. Segundo a secretária da Seagri, Mary Braganhol, além de tornar o café produzido no estado apto a competir pelos mais exigentes mercados do mundo, é preciso ter grãos livres de resíduos e contaminantes, pois se trata de uma questão de saúde pública.

A pesquisa
Este estudo da Embrapa teve início na safra 2013/2014. O objetivo foi conhecer como está a qualidade do café canéfora produzido no País. Foram selecionados os principais estados produtores para esse levantamento, que são Espírito Santo e Rondônia.

Neste trabalho, foram aplicados questionários, coletadas 310 amostras e realizadas análises sensoriais e de micotoxinas nos grãos de café (ocratoxina A). Os resultados indicaram que existem grandes gargalos a serem vencidos no que diz respeito à qualidade de bebida e sua relação com a pós-colheita. Destacando-se a colheita do fruto verde, a demora para o início do processo de secagem, uso de fornos de fogo direto e altas temperaturas, além da falta de estrutura na propriedade para armazenamento adequado da produção. Estes fatores têm efeito direto sobre a qualidade de bebida e a constituição física e química dos grãos.

Dentre os estudos realizados em 2014, mereceram destaque resultados que comprovam a presença de ocratoxina A em 98% das amostras analisadas em Rondônia. Dessas, 12% apresentaram níveis considerados superiores ao aceitável – o limite máximo permitido pela legislação brasileira é de 10 microgramas por quilograma. “Estes resultados são um alerta ao setor produtivo, não só pela importância no que diz respeito à saúde do consumidor, mas também pela possibilidade de se tornar um impedimento à exportação”, ressalta o pesquisador Enrique Alves. Com esse estudo será possível um diagnóstico mais preciso sobre o manejo de pós-colheita no estado, seus gargalos e quais as regiões prioritárias para as ações de controle.

Qualidade do café, a ocratoxina e a saúde do consumidor
Diversos fungos encontram-se associados aos frutos e grãos de café durante todo o ciclo produtivo e podem, sob condições específicas, causar perdas de qualidade, produzindo odores e sabores desagradáveis e, em alguns casos, podem produzir metabólitos tóxicos (micotoxinas), comprometendo a característica de segurança alimentar do produto final. A toxina mais comumente presente no café, embora de maneira geral em pequena quantidade, é a ocratoxina A. Por ser uma substância tóxica à saúde humana, pode afetar a longo prazo, principalmente, órgãos como rins e fígado. Assim é recomendável a atenção e cuidado durante todo o processo produtivo.

A cafeicultura de Rondônia tem sido um bom exemplo de evolução no campo e tem merecido destaque na última década. O estado ganhou muito em produtividade e eficiência com o café, sendo, atualmente um dos três maiores produtores de Coffea canephora do País. Outro destaque foi na qualidade do café produzido em Rondônia, que evoluiu muito e já existem produtores trabalhando com a produção de robustas finos, mas a evolução não para por aí.

Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondonia

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures