ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa da Ufla aponta um aumento na renda média do produtor rural

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras (DGA/UFLA) aponta que a renda média do produtor rural do Sul de Minas aumentou 0,10% no ano passado. Essa porcentagem é referente ao Índice de Preços Recebido (IPR), que monitora os preços recebidos pelos produtos comercializados pelos produtores rurais.

“Todas as 72 commodities ponderadas, analisadas, do início de janeiro a dezembro, praticamente não tiveram variação. Você tem 72 produtos, que são café, milho, tomate, cebola, todos os produtos plantados no Sul de Minas”, comenta o professor responsável pela pesquisa da Ufla, Renato Fontes.

Ainda conforme a pesquisa, o Índice de Preços Pagos (IPP), que calcula os preços dos insumos para a produção agropecuária, demonstrou aumento médio de 2,78% durante o ano.

“É uma situação negativa, porque ele já vem de uma perda de renda do ano de 2017, onde houve uma elevação do preço dos insumos dele de uma maneira geral e também você teve uma situação de inflação no período, de 3,78% o IPCA. É uma situação ruim para a agricultura, que vem enfrentando, no Sul de Minas, uma estabilização de renda, mas a nível baixo, então ele perdeu renda”, diz o professor.

O café é um dos produtos mais importantes produzido no Sul de Minas e apresenta o maior peso no Índice, que gerou uma queda anual de – 9,50% com preço médio da saca em R$ 440 no início do ano, terminando o ano com preço médio em R$ 403, afetando negativamente a renda do produtor rural na região.

“O grande problema do Sul de Minas é que você tem o café como principal produto da produção, e aí você tem um ciclo que deve permanecer de baixa por um excedente de oferta ainda por um tempo, um ano, dois anos, até que volte a regular. Os outros produtos não, como você tem ciclos mais curtos, as respostas são mais rápidas”, concluiu Renato.

As informações são do G1 Sul de Minas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures