ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Missão do CNA Jovem visita produção de queijo e café em Minas Gerais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A missão técnica dos vencedores do último CNA Jovem passou por Minas Gerais, onde conheceu a atuação do Sistema Faemg/Senar e vivenciou experiências na produção de café e queijo. A comitiva esteve no estado entre os dias 22 e 25 de junho e foi recepcionada pelo presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, pelo superintendente do Senar-MG, Cristiano Nassif, e por profissionais das áreas técnicas que apresentaram os projetos em prol da agropecuária mineira.

“Um dos grandes desafios é manter o jovem no campo de forma atrativa e competitiva. Por isso, precisamos fazer um trabalho continuado para que os jovens se sintam atraídos para além da questão financeira. Vocês, jovens, têm gigantescos desafios e muitas oportunidades para atuar na agropecuária, que já se desenvolveu muito nos últimos dez anos. Aproveitem este momento e se preparem para continuar nesse crescente”, destacou Antônio de Salvo.

Para o superintendente do Senar Minas, receber os jovens foi motivo de muito orgulho. “Trabalhamos em ações com jovens e mulheres de forma sistemática em todo o estado. Essa atenção do Sistema voltada para os jovens tem relação, também, com o Programa de Sucessão Rural, um programa do Sistema Faemg que forma sucessores e não somente herdeiros de propriedades rurais”, disse.

Na quinta (23), a comitiva partiu de Belo Horizonte em direção à Serra da Canastra, onde acompanhou o processo de produção artesanal do queijo canastra, que é protegido por indicação de procedência, a partir do leite cru, que confere características e sabor únicos.

Em São Roque de Minas, eles visitaram o Centro de Mestraria Canastra, onde conheceram o trabalho de qualificação, treinamento e análises laboratoriais dos associados vinculados à Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).

No local, os jovens ainda participaram de uma oficina de fabricação de queijo e observaram os detalhes que conferem ao produto da região a qualidade e características únicas, além dos critérios técnicos exigidos pelos órgãos de controle de qualidade e sanitária.

A visita a três queijarias da região mostrou como a organização coletiva, a busca por conhecimento e a sucessão rural são fundamentais para o fortalecimento da agropecuária e melhoria da qualidade de vida e fixação das pessoas no campo.

O jovem Hugo Leite, um dos participantes do CNA Jovem, é exemplo disso. Ele faz parte da quinta geração da família que produz a marca Roça da Cidade e ficou feliz em receber os colegas vencedores da quarta edição.

Os 450 litros de leite ordenhados diariamente são utilizados para a fabricação de 40 peças de queijo e garantem o sustento de 14 colaboradores, que atuam desde a criação e manejo dos animais até o beneficiamento e maturação dos queijos, dando origem a uma infinidade de produtos de acordo com o período em dias de maturação.

“O queijo da canastra é mais do que alimento, trata-se de uma expressão cultural. Por meio de uma pequena produção, a gente consegue enviar o nosso queijo para diversos locais do Brasil e ao mesmo tempo consegue oferecer melhores oportunidades de trabalho para a comunidade.  O campo abre oportunidades na medida em que promove o turismo de experiência, para que as pessoas consigam vivenciar esses processos de produção”, declarou.

Já na região de Varginha, no Sul de Minas Gerais, a comitiva foi recebida pela Fundação Procafé e, em seguida, conheceu a fazenda experimental da instituição. “Conhecemos os laboratórios de biotecnologia que produzem e difundem pesquisas e tecnologia na cafeicultura brasileira, que é referência em nível mundial”, destacou a coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato.

A programação no estado foi encerrada na Fazenda dos Tachos, propriedade que produz café desde 1780 e é liderada por uma mulher que aproveita as oportunidades do empreendedorismo e oferece serviços de agroturismo.

No sábado (25), o grupo seguiu em direção ao estado do Pará onde permanece até quarta (29) para imersão na produção agropecuária da região Norte. A missão técnica do CNA Jovem ainda passará por outros estados:

Mato Grosso do Sul
Na região Centro-Oeste, serão recepcionados pela diretoria do Sistema Famasul/Senar-MS. De lá seguem para conhecer a Fazenda Sapé, em Maracaju, reconhecida pela pecuária sustentável. A programação inclui ainda um tour pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte em Campo Grande.

Rio Grande do Sul
No estado, eles visitam a Farsul, em Porto Alegre. A comitiva também fará visitas guiadas por vinícolas na região de Flores da Cunha Bento Gonçalves, tradicionalmente conhecido pela produção de uvas e vinhos premiados.

Distrito Federal
No encerramento da missão técnica, a comitiva desembarca em Brasília para uma visita à sede do Sistema CNA/Senar e uma agenda com os diretores da instituição no dia 5 de julho.

As informações são da Assessoria de Comunicação CNA com informações do Sistema Faemg/Senar.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures