ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Mineiros vencem o 27º Prêmio Ernesto Illy

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2018

0
1

Por Mariana Proença

A noite começou com homenagens aos cafeicultores de Etiópia e Honduras, vencedores do primeiro e segundo Prêmio Internacional Ernesto Illy, respectivamente. Desde 2016 a torrefação italiana ampliou as celebrações realizadas há 27 anos no Brasil e levou a fórmula de sucesso para fornecedores mundiais. Anualmente em Nova York são realizadas as premiações aos melhores cafeicultores selecionados em provas às cegas pelos classificadores da illycaffè.

Ontem, 12/4, foi o dia de conhecer quais são os brasileiros campeões em qualidade que representarão o Brasil nos Estados Unidos, na etapa internacional. Levaram a melhor os mineiros de Araponga, nas Matas de Minas; Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas e Ibiá, no Cerrado Mineiro. Nestes três municípios mineiros foram cultivados os melhores cafés arábica da safra 2017/2018, de acordo com o resultado do 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.

A produtora Maria D’Aparecida Vilela Brito, da Fazenda Potreiros e Fazenda Moendas, em Três Pontas e Carmo da Cachoeira, Sul de Minas, e Ângelo Nascimento, da Fazenda São Pedro de Alcântara, em Ibiá, no Cerrado Mineiro são novatos no concurso e enviaram amostras pela primeira vez. Já Raimundo Dimas Santana, da Fazenda Santo Antônio, em Araponga, Matas de Minas, é finalista há vários anos e conquistou, em 2002, o segundo lugar no Brasil no mesmo concurso.

Os campeões subiram ao palco para receber seus diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. No mês de outubro, eles viajarão a Nova York para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional, ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados). A premiação internacional reunirá 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè.

Ficaram em 4ª, 5º e 6º lugar, respectivamente, os produtores Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP), CBI Madeiras LTDA (Capelinha-MG) e Gelci Zancanaro (Cristalina-GO).

 

A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e teve as presenças de Andrea Illy e Massimiliano Pogliani, presidente e CEO da illycaffè, que falaram sobre o atual momento e o futuro da empresa e da cafeicultura, reforçando o conceito de qualidade sustentável, pilar da empresa e amplamente trabalhado por ela junto a seus fornecedores. Os executivos aproveitaram a ocasião para anunciar a criação de um programa internacional de relacionamento com os cafeicultores, a partir da expansão de um bem-sucedido modelo aplicado no Brasil há 18 anos, o Clube illy do Café.

A torrefadora italiana reconheceu, ainda, os vencedores nas categorias Regional, Fornecedor Sustentável do Ano e Classificador do Ano (veja a lista completa abaixo). Foram entregues, ao todo, mais de R$ 120 mil em prêmios.

Resultados Finais
Prêmio Ernesto Illy

Nacional
Três primeiros lugares em ordem alfabética: Ângelo Nascimento, da Fazenda São Pedro de Alcântara (Ibiá, Cerrado Mineiro); Maria D’Aparecida Vilela Brito, da Fazenda Potreiros (Três Pontas, Sul de Minas) e Raimundo Dimas Santana, da Fazenda Santo Antônio (Araponga, Matas de Minas)

4º lugar: Daniella Romano Pelosini, do Sítio Daniella (Pardinho, São Paulo)
5º lugar: CBI Madeiras LTDA, das Fazendas Irarema e Três Cedros (Capelinha, Chapada de Minas)
6º lugar: Gelci Zancanaro, da Fazenda Nossa Senhora de Fátima (Cristalina, Goiás)

 

Regional

Centro-Oeste
Campeão:
Gelci Zancanaro (Cristalina-GO)
Vice-campeão: Agrofava Cereais Exp. e Imp. Ltda. (Campo Alegre de Goiás-GO)

Cerrado Mineiro
Campeão:
Ângelo Nascimento (Ibiá-MG)
Vice-campeão: Ecoagrícola Café Ltda. (Francisco Dumont-MG)

Chapada de Minas
Campeão:
CBI Madeiras (Capelinha-MG)
Vice-campeão: Claudio Esteves Gutierrez (Capelinha-MG)

Matas de Minas
Campeão:
Raimundo Dimas Santana (Araponga-MG)
Vice-campeã: Simone Aparecida Dias Sampaio Silva (Araponga-MG)

Rio de Janeiro
Campeão:
Francisco Nioac de Salles (Bom Jardim-RJ)

São Paulo
Campeã:
Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP)
Vice-campeão: Carlos André Dognani (Timburi-SP)

Sul de Minas
Campeão
Maria D’Aparecida Vilela Brito (Carmo da Cachoeira-MG)
Vice-campeão: Ludgero Pimenta de Avila (Alpinópolis-MG)

Fornecedor Sustentável do Ano
Luiz Antonio Tonin (São Sebastião do Paraíso – Sul de Minas)

Classificador do Ano
1º lugar nacional - Luiz Evandro Ribeiro (Sul de Minas)
2º lugar nacional - Maxwell Wesley de Morais (Cerrado Mineiro)
3º lugar nacional - Edenilson de Oliveira Cabral (Matas de Minas)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.